Quem já vive na Argentina, deve estar familiarizado com os termos “Obra Social” e “Prepaga“, para os que não estão acostumados, abaixo vamos explicar sobre esses convênios de saúde.
Seguro Viagem
Existem empresas especializadas em oferecer assistência médica temporária para clientes. Esse tipo de serviço é o recomendado para pessoas que não tem documentação argentina ou desejam realizar um intercâmbio temporário, ou seja, por algumas semanas ou meses.
É necessário verificar qual o telefone de acionamento do seguro antes de viajar, assim como se é necessário a impressão de algum voucher para efetivar a validade do mesmo.
Tente ligar com antecedência e verificar se a seguradora tem hospitais conveniados na área que você viajará.
Fizemos uma matéria completa explicando todas as informações necessárias para contratar um seguro de viagem, leia: “Seguro de viagem: Como escolher o melhor seguro”
Seguro Viagem de Cartão de Crédito.
Algumas empresas de cartão de crédito (normalmente Black ou Platinum) oferecem serviços de assistência à viagem quando a compra da passagem é efetivada com o cartão em questão.
Normalmente esse tipo de serviço é aplicado apenas para o titular do cartão, filhos e cônjuge, ele não se estende para filhos maiores de 18 anos, pais, amigos, ou qualquer outra pessoa.
Igualmente é necessário verificar se é necessário a impressão de um voucher para ativar o benefício, se há hospitais conveniados, valores e como funcionaria o sistema de reembolso das despesas se necessário.
Fizemos uma matéria completa explicando todas as informações necessárias para contratar um seguro de viagem, leia: “Seguro de viagem: Como escolher o melhor seguro”
Obra Social e Prepaga
Obra social são as entidades argentinas responsáveis por dar auxílio médico aos trabalhadores argentinos, prepagas são mais parecidas a convênios médicos particulares.
Para ser afiliado de uma obra social, não é necessário estar trabalhando em uma determinada empresa, muitas obras sociais aceitam afiliações voluntárias, ou seja, que o afiliado pague uma parcela mensal para obter o benefício.
Todos os trabalhadores da Argentina possuem uma obra social ou prepaga por direito, portanto, caso você trabalhe na Argentina, verifique com o RH da sua empresa como funcionaria a derivação de aportes à sua obra social, caso você deseje modificar-la, por exemplo.
Esse tipo de serviço é recomendado às pessoas que desejam migrar à Argentina, ou que passarão uma quantidade de tempo razoável no país.
São inúmeras as obras sociais, mas você só pode trocar de obra social uma vez ao ano, portanto, é necessário verificar com cautela se a mesma vai cumprir com as suas expectativas. Algumas obras sociais:
OSDE, Galeno, Hospital Alemán, Opdea, Hominis, Swiss Medical, etc.
Saúde Pública
O país possui atenção pública gratuita para argentinos e estrangeiros, ou seja, nenhum hospital pode negar atenção emergencial caso seja necessário.
Apesar de possuírem as melhores universidades de medicina da America Latina, o sistema público argentino não é muito bom, podendo levar horas para a realização de assistência médica de urgência, portanto, ele não é recomendável.
Para a assistência médica, é necessário apresentar o passaporte na recepção do hospital.
Listamos alguns hospitais públicos caso esse tipo de atenção seja necessária em Buenos Aires:
- Hospital Fernandez
- Hospital de Clinicas José de San Martin
- Hosp. General De Niños R. Gutierrez.
- No Site do governo é possível verificar a lista de hospitais e clinicas: veja aqui.
Caso precise de uma assistência médica simples (por exemplo, para resfriados fortes) é possível realizar a consulta em uma clinica privada ao invés de um hospital, a consulta varia entre 20 e 50 dólares.
Algumas clinicas e hospitais privados em Buenos Aires:
Comentários