Milhas: Como funciona e como trocar por passagens aéreas?

Você está interessado em viajar, porém quer economizar o máximo possível? Já pensou em usar o serviços de milhas?

O que são Milhas?

As milhas são uma estratégia das companhias aéreas para fidelizar clientes. Com as milhas o indivíduo pode efetuar compras de passagens aéreas para qualquer lugar do mundo.

Como e onde adquirir milhas?

fazendointercambio milhas

Para conseguir as milhas é necessário que o indivíduo cadastre-se em um programa de fidelidade vinculado a companhias aéreas. Os programas de fidelidade existentes são o Multiplus (TAM), Smiles (GOL), Amigo (Avianca) e TudoAzul (Azul). Além de passagens aéreas é possível fazer compra de outros tipos de produtos ou serviços.

Como funciona?

Depois que você fizer o cadastro, toda vez que você fizer uma compra de passagem aérea com a companhia do programa de fidelidade você ganhará milhas. A quantia de milhas obtida por passagens varia bastante, sendo calculado por distância voada, classe da cabine e valor da tarifa.

Também é possível acumular pontos através de compras por cartões de créditos. Depois você pode trocar esses pontos por milhas. Ao fazer uma compra através do cartão de crédito, você receberá pontos. O ideal é que você compre o máximo possível com esse cartão, e quanto maior o valor do produto mais pontos ganhos. Além disso, através do site de fidelidade, é possível que você acumule pontos comprando produtos em empresas parceiras.

Qual o melhor programa para escolher?

Você deverá dar uma analisada, o programa que tiver parceria com empresas onde você realiza a maior quantia de compras deve ser o escolhido. Além disso você deve escolher o programa que oferece melhores opções de resgate. Analise onde você conseguirá acumular mais pontos, e onde você conseguirá utilizar melhor esses pontos. Desta forma você terá o programa mais benéfico para você.

Como é feito a contagem dos pontos?

Primeiramente o banco converte todo o valor que você gastou durante o mês em dólar. Depois disso ele distribui os pontos de acordo com a pontuação estipulada pelo estilo de compra e seu cartão. Cada cartão tem uma conversão de pontos diferente, sendo eles 2 pontos, 1,5 e 1. Essa contagem é feita a partir da hierarquia dos cartões, sendo os cartões mais caros como Platinum e Black os de 2 pontos e os comuns 1.Suhyeon Choi Aviao Milhas

Como transferir os pontos do banco?

Se você adquiriu os pontos em seu banco e deseja transferi-los para o programa é muito simples. Primeiramente você deverá entrar em contato com o atendimento de seu cartão, depois explique o que você deseja, após isso você será orientado sobre como fazer a transferência. Cada banco tem uma maneira diferente de fazer a transferência.

Como trocar meus pontos por milhas, produtos ou serviços

Você deverá entrar no site do seu programa de fidelidade. Vá na área de troque seus pontos, e escolha a opção desejada a partir da quantia de pontos que você tem. Você poderá resgatar o seus pontos em trocar de uma infinidade de produtos, porém o mais comum é com passagens.

Se você não tiver o valor exato de pontos para comprar o item desejado, muito programas possibilitam abater o valor de milhas obtidas e pagar a diferença.

A validade de seus pontos

A validade pode variar dependendo de programa para programa. Porém uma média é de cerca de 2 anos com os pontos parados. Depois desses 2 anos os pontos são apagados do seu banco de dados. Você poderá verificar a validade de seus pontos no site do seu programa de fidelidade.

Resgatar milhas de voos passados

Se você fez uma viagem a algum tempo e deseja resgatar as milhas, isso é possível. Porém isso só é possível se você escolheu o programa de fidelidade da empresa aérea que realizou a viagem. Além disso você só poderá fazer isso com viagens feitas a até 6 meses. 

Para resgatar, você deverá entrar em contato com o programa e solicitar que o mesmo resgate os seus pontos. Se você já tinha o cadastro no programa antes da viagem, os pontos já estão acrescentados na sua pontuação.

Outras dicas

Você pode usar os pontos ou milhas em qualquer época do ano, mas lembre-se que eles tem uma validade.

Compre sempre suas passagem com antecedência, desta forma você garante preços mais baratos. 

O valor de passagens por milhas pode variar bastante então fique atento. Épocas de temporada, horários de voo e números de conexões podem variar a quantia de milhas necessárias. Além disso você deve ficar atento, as passagens compradas por milhas, podem sofrer alterações de valor em um mesmo dia, por isso é fundamental um bom planejamento.

Não perca a oportunidade de usar suas milhas e comprar sua passagem tão desejada, fique atento em todas essas condições e escolha a melhor forma de garantir seus pontos e milhas.

Gostaria de mais dicas sobre como organizar seu intercâmbio? Leia: “11 Etapas para planejar seu intercâmbio com sucesso!”

Comentários