Intercâmbio Universitário: 11 etapas para se programar

Está pensando em investir em seu conhecimento? Sabia que o Intercâmbio universitário pode ser uma ótima opção para isso? Nós iremos te orientar e explicar certinho tudo sobre esta modalidade.

Ao pensar em investir em seu conhecimento dificilmente lembramos de um intercâmbio, isso vem devido ao seu valor e dificuldade. Contudo esta modalidade pode ser bastante rica e recompensadora.

Deste modo, você deverá optar por esta modalidade caso você deseja uma experiência bastante diferente e que possa agregar muitos valores além do estudo escolhido. Além disso você deverá entender.

Como funciona o Universitário?

Um intercâmbio é quando você decide viajar para outro país a fim de residir nele durante um tempo com a finalidade de estudar ou trabalhar. Contudo um intercâmbio universitário é quando você decide fazer isso com a finalidade de estudar.

Desta maneira você poderá conseguir um intercâmbio tanto com universidades brasileiras como em estrangeiras.

Universidades brasileiras

No Brasil, bolsas de intercâmbio universitário normalmente são distribuídas por instituições estudantis públicas ou privadas. Desta maneira se você for um ótimo aluno a instituição poderá lhe oferecer uma bolsa.

Assim o estudante poderá receber isenção na taxa de matrículas, bolsas de até 100% e auxílio financeiro para estudar no exterior. Contudo isso é possível apenas para alunos de mestrado, doutorado e até pós-graduação.

Além disso existem oportunidade apenas parciais, onde o aluno fará  parte do curso no Brasil e o restante no país na qual recebeu a bolsa.

Universidades estrangeiras

Neste caso você deverá procurar vagas nas próprias universidades do exterior. Contudo para isso você deverá se candidatar como se fosse um nativo do local. Assim, por mais que você não fale bem o inglês, isso será exigido pela a universidade.

Portanto, para se proteger a universidade irá solicitar um teste de proficiência, currículo, histórico escolar e todas as atividades extracurriculares do estudante.

Além disso cada universidade possui uma forma de avaliar, entretanto a mencionada é a mais comum.

Já para conseguir uma bolsa de intercâmbio universitário o procedimento é outro. Para saber como conseguir uma bolsa de estudos no exterior clique aqui 

Vale a pena fazer o intercâmbio Universitário?

Antes de mais nada você deverá estudar muito sobre está proposta. Assim você deverá analisar a faculdade na qual recebeu a bolsa. Desta maneira analise o curso, localização, custo benefício e sua disponibilidade financeira.

Desta maneira você deverá alinhar:

  • O curso oferecido me interessa?
  • O local onde irei viver é seguro?
  • O local onde irei viver é muito caro?
  • Como será feita minha acomodação?
  • Tenho dinheiro para me manter lá?
  • Eu aguento ficar tanto tempo fora de casa?

Respondendo essas perguntas você saberá decidir se vale ou não a pena aceitar a bolsa.

Vasily Koloda - Intercambio Universitario

Foto por Vasily Koloda

11 Passo para realizar seu Intercambio Universitário

Como nada na vida é tão simples, existem uma lista de documentos necessários. Desta maneira, você não conseguirá seu intercâmbio universitário sem:

1. Teste de proficiência

Você precisa provar para a universidade o seu nível de inglês, assim é solicitado pelas universidades o teste de proficiência. Com ele você poderá confirmar para a universidade o seu nível de comunicação e assim aumentar ou diminuir as suas chances.

Contudo isso dependerá única e exclusivamente de seu resultado. Os teste mais comuns conhecidos são o TOEFL e o IELTS onde ambos são pagos. Contudo, é necessário verificar qual certificado a universidade reconhece antes de realizar a prova.

2. Carta de recomendação

Para conhecer melhor a sua visão na sociedade é solicitado a carta de recomendação. Assim os avaliadores da universidade poderá saber, através da visão de outro, como você é visto.

Para isso será necessário que você que você peça para alguém de sua atual ou antiga instituição de ensino que a faça. Assim você poderá ser avaliado pela a empresa do outro país. Para saber como solicitar uma carta de recomendação clicando aqui.

3. Carta de motivação

Nesta carta você deverá convencer a universidade a te aceitar. Desta maneira você deverá escrever uma carta explicando quem é você, o que te faz destacar e como você irá contribuir.

Deixe todas essas informações claras no texto, além de explicar a sua motivação de vida. Para saber mais acesse clicando aqui.

4. Passaporte

Caso você tenha recebido uma bolsa de estudos de um país que não faz parte do Mercosul, você precisará de um passaporte. Desta maneira será necessário ir até uma unidade da Polícia Federal para a solicitação do mesmo.

Para isso será necessário agendar a sua visita, levar alguns documentos e pagar uma taxa. Veja Como tirar um passaporte clicando aqui.

5. Comprovante de Hospedagem

Para que você possa realizar o intercâmbio universitário com segurança, é necessário a comprovação de que você tem algum lugar para morar. Este documento é necessário para impedir que pessoa vão e fiquem sem teto no país.

6. Certificado de Vacinação

Existe somente uma vacina obrigada em todos os países que é o da Febre Amarela. Contudo muitos países solicitam mais de uma vacina, assim será necessário pesquisar sobre quais vacinas o seu país obriga.

Contudo a ANVISA (responsável pela a entrega do Certificado Internacional da Vacina) aconselha tomar as vacinas de:

  • Hepatite A.
  • Hepatite B.
  • Tétano.
  • Difteria.
  • Tríplice Viral.

9. Seguro de Viagem

O seguro de viagem é necessário para que você se garanta e possíveis imprevistos que possam surgir em sua jornada. Desta maneira você poderá acionar o seguro e não ter um prejuízo irreparável.

10. Passagens de ida e volta

Óbvio que você não vai poder ir para outro país se você não tiver uma passagem de avião para isso. Contudo será necessário que você tenha a passagem de volta já em mãos.

Entretanto se você já possuir o visto de estudante isso não será necessário

11. Visto de estudante

Cada país possui uma regra diferente para o visto, assim será necessário que você estude isso antes de ir ao mesmo. Contudo se você está indo para estudar você pretende ficar mais de 6 meses. Desta maneira será necessário tirar o visto de estudante. Para saber mais acesso o link clicando aqui.

12. Permissão Internacional para Dirigir

Esta opção é somente válida para quem deseja dirigir no país durante o intercâmbio universitário. Assim você terá autorização para dirigir no local.

Contudo tenha cuidado! Em alguns países será necessário tirar a carteira para dirigir pelo lado direito do carro. Portanto se o seu país de estudo é um desses será necessário tirar a carteira lá.

Comentários