7 motivos para fazer um intercâmbio estudantil

Você alguma vez já se sentiu como se não pertencesse a sua cidade? As vezes nos sentimos grandes demais para nosso aquário, não é mesmo?

Talvez essa sensação seja vontade de crescer, de aumentar seus horizontes, de buscar coisas novas! Abaixo nós vamos te explicar alguns motivos pelos quais você deve realizar um intercâmbio.

Mas por que um intercâmbio?

Sabemos que ao mesmo tempo, sempre existe aquele medo de “largar tudo” e sair da nossa zona de conforto… Por isso, vamos listar algumas razões pelas quais recomendamos que você faça um intercâmbio!

Aprender um novo idioma

Com um intercâmbio você poderá aprimorar outro idioma! Já pensou em aprender inglês com britânicos e espanhol diretamente com argentinos?

A melhor maneira de aprender é diretamente vivendo com os nativos! Além de aprender gírias e um vocabulário extenso, você também conhecerá gente do mundo inteiro. Uma lembrança para toda a vida! 

Experiência de vida

Viagens são guardadas em um lugar especial do nosso coração, afinal, são completamente inesquecíveis. A melhor parte do Intercâmbio é juntar experiências e conhecimentos.
Você vai lembrar sempre daquela viagem aonde você conheceu sua melhor amiga coreana, seu amigo belga ou uma colega americana! São muitas lembranças para levar para o Brasil, e guardar durante toda sua vida.

though catalog - intercambio

Foto por Thought Catalog

Maturidade

Mas não podemos esquecer da maturidade que o intercâmbio vai te proporcionar.
Você precisará desenvolver independência para conseguir realizar suas tarefas sozinho, como planejar a viagem, datas, qual a melhor escola para você, etc.

Caso precise de ajuda para planejar a sua viagem, leia: 11 etapas para planejar seu intercâmbio.

Fazer intercâmbio é caro, portanto você aprenderá a ser pontual para chegar na sua aula, a ser respeitoso com os colegas de outras nacionalidades, a entregar suas matérias em dia e adaptar-se a uma rotina nova.

A vida de quem morar sozinho no exterior não é tão fácil quanto parece. É preciso maturidade! Após realizar o intercâmbio, com certeza você vai perceber que aprendeu a ter mais responsabilidade. 

Tolerante

Por estar em uma cultura nova, você aprenderá a ser mais tolerante com as pessoas. As pessoas de outros países podem ter hábitos que te desagradam, e você deve aprender a lidar com eles.  

Você irá aprender que nem tudo será do jeito que você quer ou que esta acostumado. Se tornando assim alguém mais paciente.

Aprender a socializar

Como já estamos acostumados com a nossa vida e nossos amigos, as vezes não lembramos o quanto é difícil socializar em um ambiente no qual não conhecemos ninguém. Isso será um desafio, principalmente aprendendo uma nova língua.

Você vai se surpreender com as pessoas que conhecerá. Pessoas irão te ajudar das mais diferentes formas.

Você vai aprender mais que uma língua nova, vai aprender a melhor maneira de se comunicar. 

Você é seu melhor amigo

Pelo fato de você ficar longe de sua família e amigos você acabará se acostumando com o sentimento da saudade.

Com isso você aprenderá a ficar sozinho e como ser sua melhor companhia.

Foto por Fernanda Luna

Experiência a mais no currículo!

Todos sabemos que saber um outro idioma é a principal maneira de ter as portas abertas no mercado de trabalho. Portanto, ter um intercâmbio no seu currículo aumentará as suas oportunidades no futuro. É um investimento. 

Além disso, isso demonstra ambição, que você não esta acomodado e que gosta de almejar mais para si mesmo! Não há nada melhor para um recrutador do que um candidato com uma grande motivação pessoal. 

Se você estiver disposto a viajar, com certeza receberá uma das melhores experiências da sua vida! Fazer um intercâmbio fará você ser uma nova pessoa.

Comentários