Com o Intercâmbio High School você poderá terminar o seu ensino médio em uma escola de outro país. Assim, caso você se interesse sobre esse tipo de formação, aqui será o lugar perfeito para tirar todas suas dúvidas.
O Intercâmbio High School é uma modalidade de intercâmbio criada para menores de idade. Nela o jovem, além de terminar o ensino médio o mesmo ainda pode se aperfeiçoar em uma língua.
Desta maneira tornando a experiência do ensino médio muito mais completa. Contudo essa modalidade também requer preparo, maturidade e disciplina. Portanto, pensando em você iremos te orientar de como o Intercâmbio High School funciona.
O Intercâmbio High School
Sendo em sua grande maioria feito nos Estados Unidos, o high school permite que jovens dentre 15 a 19 anos possam ingressar em escolas americanas para se formar.
Normalmente tendo uma duração de 3 a 6 meses, o estudante ficará sob custódia de uma família americana, onde viverá como um membro da mesma.
Assim o jovem além de estudar aprenderá sobre a cultura da família, hobbies e poderá até fazer várias novas amizades.
Além dos Estados Unidos, muito jovens vão para o Canadá, Nova Zelândia, Inglaterra e Austrália. Contudo qualquer país pode ter essa oportunidade, portanto aumentando ainda mais as oportunidades. Tudo depende da oportunidade conseguida e das economias do estudante.
Ainda mais esse tipo de intercâmbio pesa muito no currículo, onde você terá mais chances no mercado e em faculdades.
Vantagens do intercâmbio High School
Esse programa trás muito benefícios para o estudante, onde ele ganhará experiência em:
- Uma língua nova.
- Uma nova cultura.
- Uma forma de ensino totalmente diferente.
- Peso no currículo para trabalhos futuros.
- Peso no currículo para inserção na faculdade.
- Concretização da maturidade do estudante.
- Ganho de maior senso de responsabilidade.
- A chance fantástica de conhecer para outro país.
Tipos de modalidade
Neste intercâmbio, existem alguns estilos que o aluno e os país poderão escolher… Normalmente o que tem mais opções são mais caros, portanto necessitarão de maior investimento. Enfim os planos normalmente são:
- Básico: Onde o aluno escolherá apenas o país que deseja estudar em uma escola pública.
- Clássico: Onde o aluno poderá escolher o país e cidade que deseja estudar em escola pública.
- Premium: Onde o aluno poderá escolher o país e cidade que deseja estudar em escola particular.
Me preparando para o intercâmbio High School
Depois de assinar o contrato com uma agência, você deverá se preparar para seu intercâmbio. Desta maneira, você terá que reunir documentações, juntar suas economias, conhecer sua nova família e etc.
Desta forma iremos te orientar para que você saiba como tudo deve funcionar:
Economias
Antes de fazer o intercâmbio, é ideal que você faça uma economia por pelo menos 6 meses antes. Como o mesmo é caro, talvez esse tempo seja o ideal para arrecadar o suficiente.
Assim o mesmo precisa de um planejamento onde você consultará os melhores preços.
Documentação
A documentação necessária será passada pela agência, contudo normalmente são:
- Histórico escolar dos últimos 3 anos.
- Teste de comprovação de inglês.
- Passaporte .
- Visto de estudante.
- Carta de apresentação.
- Carta de indicação.
- Histórico médico com carteira de vacina.
Família
Você poderá entrar em contato com a sua nova família via redes sociais. Assim, com uso de microfones e webcam, você poderá se apresentar e conhece-los.
Por isso é ideal que você tenha conhecimento sobre a língua, pois precisa ser pelo menos comunicável.
Conhecendo a família você irá menos ansioso e mais preparado.
Como o Intercâmbio High School funciona?
O intercâmbio High School é uma mudança muito grande na vida de uma pessoa, assim sentir medo é normal. Contudo, para que você se sinta mais seguro vamos explicar como o intercâmbio de ensino médio funciona.
Ele afetará em seus estudos, lazer, moradia portanto é bom que você se programe para isso. Desta forma tenha em mente que você lidará com:
Moradia
Ao chegar, você deve ser recebido por sua agência no aeroporto. Lá você será orientado e transferido até a sua nova família.
Você receberá o seu quarto e será instruído sobre a casa e o funcionamento da rotina da família. Lembre-se que a família também possuí um preparo para receber os estudantes.
Contudo ela acaba sendo bastante vergonhosa, nova e inspiradora.
Estudos
O estudante poderá frequentar uma escola local na qual está residindo. Assim o estudante poderá pegar o ônibus escolar normalmente próximo de sua casa.
Em alguns casos o tutores provisórios fazem isso, mas isso fica a critério da família. Chegando na escola você deverá ser conduzido por um representante, que deverá orienta-lo sobre tudo.
Os estudantes farão as matérias semelhantes dos estudos do brasil. Além de aprender a cultura local, língua e matérias opcionais.
Lazer
Nos fins de semana o jovem estará livre para conhecer o país. Contudo se menor o mesmo deverá estar acompanhado dos tutores provisórios. Caso contrário o jovem poderá ir a onde quiser.
Contudo o mesmo deverá contatar os tutores para que os mesmos saibam onde você está.
Se desejar o estudante poderá fazer cursos ou qualquer tipo de lazer, contudo, ele deverá arcar com as despesas.
Quanto custa um Intercâmbio High School?
Segundo a Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Culturais (Belta) um intercâmbio high school básico de 3 meses fica em torno de US$ 10,000. Isto porque serão necessário várias coisas como os passaportes, passagem, material escolar, dinheiro para se sustentar no país e etc.
Contudo você deverá analisar, local onde você irá, tipo de programa de high school, tempo que ficará, valor do câmbio e vários outros fatores. Esse valor poderá ser bastante variável e tudo dependerá de sua pesquisa e necessidades.
Contudo a experiência é bastante gratificante e vale cada centavo.
Existem Bolsas de estudo High School?
Sim, na verdade muitas instituições brasileiras oferecem bolsas para intercâmbio high school. Caso queira saber você pode estudar sobre instituições como:
Elas todos os anos selecionam jovens para fazer um intercâmbio de Ensino Médio em vários lugares do mundo. Contudo outras instituições e escolas também podem oferecer a bolsa.
Eu perco o ano letivo no Brasil se fizer um intercâmbio?
Não! Você pode aproveitar as matérias estudadas fora para o Brasil. Contudo muitos alunos preferem retomar e não perder o estudo por conta dos vestibulares. Entretanto é aconselhável que você fale com sua escola do exterior sobre o assunto antes de ir.
Chegando no Brasil será necessário contatar a Secretaria da Educação do seu estado e explicar o ocorrido. Eles solicitarão alguns documentos para você comprovar a experiência.
Comentários