Intercâmbio na Argentina: 8 Faculdades na Argentina para você estudar

Sempre teve vontade de fazer um intercâmbio universitário? Fizemos uma lista de Faculdades na Argentina para te ajudar com a sua busca!

As faculdades na Argentina são uma ótima opção para você que procura a possibilidade de realizar estudos universitários em outro país.

Além de gratuitas, é possível trabalhar em tempo integral na Argentina possuindo o DNI ( para mais informações leia: DNI: Saiba como solicitar para estudar na Argentina).

Abaixo vamos explicar os processos para ingressar em algumas das melhores faculdades na Argentina!

As faculdades na Argentina tem vestibular?

O método de ingresso à faculdades na Argentina depende do curso e da universidade escolhida. Por exemplo, para ingressar na UBA é necessário ter um certificado de espanhol intermediário e aprovar nas matérias do CBC (mais pra frente vamos explicar sobre isso)  e para ingressar na UNA em Artes Visuais não é necessário certificado e o curso inicial tem duração de apenas uma semana.

Por isso, antes de escolher qual das faculdades na Argentina você vai se inscrever, recomendamos que leia com atenção nossa matéria e que procure mais informações dentro dos sites das próprias universidades.

Abaixo vamos explicar sobre algumas das Faculdades na Argentina mais importantes, quais seus requisitos e como contatar-las.

Buenos Aires

Universidad de Buenos Aires (UBA)

A Universidad de Buenos Aires foi escolhida a melhor da América Latina por 5 anos consecutivos, ocupando o 73° posto entre as melhores do mundo, portanto não é de se surpreender quando falamos que ela é uma das melhores faculdades na Argentina, não é mesmo?

Os cinco ganhadores argentinos do Premio Nobel estudaram ou deram classe nessa universidade, assim como 16 presidentes argentinos.

Por mais incrível que pareça, a UBA oferece estudo de maneira gratuita para argentinos e estrangeiros, fazendo o senho de realizar uma universidade possível para todos.

Tipo: Pública.

Local: Buenos Aires.

Cursos: 86 opções de cursos divididos em 13 polos. Para verificar todos os cursos clique aqui.

Vestibular: Não é necessário, porem é preciso realizar um cursinho chamado CBC antes.

Quais requisitos?

Existem requisitos e burocracias para ingressar em qualquer uma das faculdades na Argentina. Para não ir despreparado para um novo país, leia com atenção:

Certificado de espanhol

A partir de 2019 é necessário ter o certificado para ingressar na UBA, que garante que o estudante pode manter uma conversa de nível intermediário em espanhol.

Não se preocupe, nem todas as faculdades na Argentina solicitam esse tipo de certificado, além disso, ele não é tão difícil quanto parece. Muitas pessoas relataram que estudando aproximadamente de 2 a 3 meses conseguiram obter esse certificado.

Os certificados que são válidos para o ingresso na UBA são:

O nível internacional aceito para a UBA é o de B1+, que é o indicador intermediário de conhecimento de espanhol.

CBC / UBA XXI

Assim como várias Faculdades na Argentina, a UBA possui seu método próprio de ingresso, que consiste em um curso de introdução obrigatório chamado CBC.

CBC (Ciclo Básico Común)

Este é o primeiro passo para a vida universitária na UBA, pois é obrigatório na maior parte das graduações. É uma maneira adequar o estudante à vida universitária e de nivelar-lo para o inicio da graduação universitária, ou seja, é necessário aprovar as matérias do CBC para ingressar na UBA.

As matérias do CBC dependem do curso escolhido, pois elas serão a introdução à universidade. Veja abaixo o exemplo das matérias ditadas pelo CBC de artes e medicina.

  • Artes: Introducción al Pensamiento Científico, Introducción al Conocimiento de la Sociedad y el Estado, Sociología, Economía, Filosofía e Semiología.
  • Medicina: Introducción al Pensamiento Científico, Introducción al Conocimiento de la Sociedad y el Estado, Matemática, Química, Física e Introducción a la Biofisica e Biologia e Introducción a la Biología Celular.

Para sabe o plano de estudo de cada graduação clique aqui, selecione o curso desejado, e clique em “plan de estudios”.

As aulas começam entre fevereiro e março, e ao inicio do ano entre julio e agosto. Esse curso não é obrigatório em todas as faculdades na Argentina, apenas é aplicado na UBA.

UBA XXI

O UBA XXI é a versão online do CBC que é dirigido à pessoas que estão interessadas em estudar na UBA, mas preferem cursar de maneira online o CBC.

Apenas será necessário ir presencialmente à universidade durante o período de provas, nessas ocasiões, a sede será disponibilizada no site do UBA XXI.

Qual contato da UBA?

Caso você tenha alguma dúvida sobre o processo, ou deseja transferir seu curso atual à na Argentina, você deve contatar o número abaixo.

Dirección de Títulos y Planes
Oficina de Pases
Horário de atendimento ao público: 9:00h às 16:00 h.
Endereço: Pte. J. E. Uriburu no 950, Térreo, sala 6.
Telefones: (+5411) 5285-6182/80
E-mail: pasesdeuniversidad@rec.uba.ar

Foto por Rafael Leão - Universidade de direito buenos aires - faculdades argentinas

Foto por Rafael Leão

Universidad Nacional de Artes (UNA)

A Universidade Nacional de Artes é uma instituição voltada ao estudo na área cultural, sendo referencia em arte entre as faculdades na Argentina. Como você deve saber, existem 7 tipos de arte, portanto a UNA possui 7 polos de estudo, cada um se especializa nas seguintes matérias: Música, Artes Cênicas, Pintura, Escultura, Arquitetura, Literatura e Cinema.

Tipo: Pública.

Local: Buenos Aires.

Cursos: 36 opções de cursos divididos em 7 polos. Para verificar todos os cursos de gradação clique aqui.

Vestibular: Não é necessário, porem, é necessário realizar um curso de nivelação antes de ingressar na universidade.

Quais requisitos?

CINO (Curso Introductorio de Nivelación y Orientación)

Para algumas graduações será necessário realizar o CINO, que é um curso introdutório sobre a carreira especifica. As carreiras que precisam desse curso são: Artes DramáticasArtes del MovimientoArtes Musicales y SonorasArtes de la Escritura.

Clique aqui para encontrar as informações especificas de cada curso.

Graduações que não precisam do CINO

A maneira de ingresso depende da graduação escolhida, mas basicamente são cursos que variam de uma semana à 15 dias, aonde o aspirante verá uma introdução sobre as matérias da carreira escolhida.

Contatos:

Universidad Nacional de las Artes

Azcuénaga 1129. C1115AAG Ciudad Autónoma de Buenos Aires

(54.11) 5777.1300

Piano - UNA - Buenos Aires - Argentina - Faculdades na argentina

Departamento de música da UNA, autor desconhecido

Universidad Nacional de Rosario (UNR)

A Universidad Nacional de Rosario foi criada em 1968 e é reconhecida entre as 5 melhores faculdades na Argentina, estando na lista das 50 melhores da America Latina.

Tipo: Pública.

Local: Rosário.

Cursos: 107 opções de cursos divididos em 16 polos. Para verificar todos os cursos clique aqui. Também oferece cursos de graduação e pós-graduação à distancia, no entanto, esses são gratuitos. Clique aqui para ver a lista de cursos online.

Vestibular: Não é necessário, porem é preciso realizar um cursinho

Quais requisitos?

Certificado de espanhol

Assim como outras Faculdades na Argentina, será necessário apresentação de um certificado indicando que o aspirante possui o nivel B2+ em espanhol. Os seguintes certificados são solicitados:

DUCLE (Diploma Universitario de competencia en la Lengua Española como lengua extranjera) – É o certificado oferecido pela própria UNR. Para verificar as provas passadas clique aqui.

SICELE (Sistema Internacional de Certificación del Español Como Lengua Extranjera) – Serão aceitos qualquer certificados que tenha o selo da SICELE, que são oferecidos por diversos institutos de espanhol, como o Cervantes por exemplo.

Cursos introdutórios

Assim como em muitas faculdades na Argentina, para ingressar na UNR é necessário realizar um curso introdutório.

Cada cátedra possui seus próprios métodos de ensino e avaliação, portanto, será necessário verificar qual é o método de ingresso exato no site da faculdade em questão. Para ver a lista de todos os sites clique aqui.

Deixamos um exemplo abaixo para que fique claro os processos:

Medicina: Módulo de Inclusión Universitaria (MIU)

Comparado com outras faculdades na Argentina, o sistema de ingresso da UNR é pratico e curso. Para os aspirantes de ciências médicas, o MIU é obrigatório. É um curso que dura aproximadamente 15 encontros de duas horas, por aproximadamente dois meses.

Arquitetura e Desenho Industrial: Curso de Aprestamiento Universitario (CAU)

Para os cursos de Arquitetura e Desenho Industrial, será necessário fazer um curso de introdução que dura aproximadamente 20 encontros, aonde o aspirante terá o primeiro contato com a matéria.

Contatos

Os telefones de todas as sedes presenciais estão descritos aqui.

MUI: miu-med@fmedic.unr.edu.ar

Sistema Institucional de Educación a Distancia- Campus Virtual – Universidad Nacional de Rosario

Maipú 1065 – 2º piso – Of. 214 – Rosario – Argentina

0341 4212899 | 0341 4201200 int. 404 | 0810 777 8686

Horário de atención: de lunes a viernes de 9:00 hs a 16:00 hs.

email: ayudacampus@unr.edu.ar

UNR - Rosario - Argentina - Foto Faculdades na Argentina

Polo de Medicina da UNR, Autor desconhecido

 

Universidad Nacional de La Plata (UNLP)

Fundada em 1905, foi eleita a segunda melhor entre as Faculdades na Argentina, perdendo apenas para a UBA. Tem uma ampla gama de cursos. Você pode ler a história completa da universidade aqui.

Tipo: Pública.

Local: La Plata.

Cursos: 115 opções de cursos divididos em 17 polos. Você pode encontrar a lista de cursos aqui.

Vestibular: Não é necessário, porem é preciso realizar um cursinho

Quais requisitos?

Certificado de espanhol

Assim como outras Faculdades na Argentina, será necessário apresentação de um certificado indicando que o aspirante possui o nivel B2+ em espanhol. Os seguintes certificados são solicitados:

Cursos introdutórios

Assim como outras Faculdades na Argentina, será necessário a realização de um curso presencial introdutório, que pode variar dependendo da cátedra do curso escolhido.

A lista de todos os cursos você encontra aqui, veja um exemplo abaixo:

Facultad de Ciencias Médicas

O curso introdutório é realizado duas vezes por semana e dura aproximadamente um mês. Para aprovar o curso será necessário ir a pelo menos 80% das classes e aprovar as tarefas praticas realizadas em classe.

Contatos

O contato com a universidade deve ser feito através da cátedra escolhida. Escolha a faculdade que você quer contactar dentro dessa lista.

Telefone geral:  +54 221 423-6671

Calle 51 entre 124, C1925 La Plata, Buenos Aires, Argentina

Universidad Nacional de La Plata - Faculdades na Argentina

Outras Faculdades na Argentina

UNIVERSIDAD TECNOLÓGICA NACIONAL

Tipo: Pública.

Local: São 33 sedes em diversas províncias: Tucumán, Mendoza, Córdoba, Santa Fe, Buenos Aires, etc.

Cursos: Para acessar a lista de cursos clique aqui.

UNIVERSIDAD  NACIONAL DEL NORDESTE

Tipo: Pública.

Local: São 12 faculdades e diversos cursos, veja a lista completa aqui.

Cursos: Para acessar a lista de faculdades clique aqui.

UNIVERSIDAD NACIONAL DEL LITORAL

Tipo: Pública.

Local: São 10 faculdades, aproximadamente 90 cursos.

Cursos: Para acessar a lista de faculdades clique aqui.

UNIVERSIDAD NACIONAL DE CÓRDOBA 

Tipo: Pública.

Local: São 15 faculdades, com vários cursos de graduação.

Cursos: Para acessar a lista de faculdades clique aqui.

 

Comentários