Estudar na Argentina: Saiba como ingressar em uma Universidade

Está pensando em estudar na Argentina? Bom a Argentina possuí muitas qualidades e elas podem fazer com que você prefira fazer o intercâmbio por lá. Portanto iremos te ajudar a entender melhor.

A Argentina possui muitas faculdades sendo algumas delas consideradas as melhores da América do Sul segundo o QS World University Ranking 2020.

Desta maneira a graduação em Medicina e Direito são as mais procuradas por alunos. Além disso para estudar na Argentina não é necessário vestibular, existe a possibilidade de conseguir uma bolsa e os cursos pagos são bem acessíveis.

Vantagens de estudar na Argentina

Além das excelentes faculdades na Argentina pode trazer alguns benefícios que devem ser considerados.

1. Não é necessário vestibular

Diferente do Brasil, para estudar na Argentina não é necessário realizar vestibular. Contudo cada universidade tem sua forma de ingresso. A maioria das universidades demanda realizar um curso que varia de uma semana à um ano, aprovando nesse curso, o candidato poderá inicializar seus estudos na universidade.

2. Baixo custo

Devido a desvalorização do peso estudar na Argentina pode ser mais viável. Assim você consegue quadruplicar suas economias. Além disso as faculdades argentinas são mais em conta, onde você poderá até 14 vezes menos em um curso de medicina aqui no Brasil.

3. Qualidade de vida

Por mais que o custo de vida na Argentina é bem parecido com o do Brasil o país esta entre os 50 melhores no Índice de Desenvolvimento Humano. Assim morar e estudar na Argentina é muito mais seguro, gratificante e confortável.

4. Experiência Internacional

Além de se formar em uma faculdade reconhecida em todo o mundo, estudar na Argentina te possibilita uma experiência única, o tão sonhado “Intercâmbio“. Desta forma, o seu curso terá muito mais peso em seu currículo, pois o mesmo será realizado em outro país.

5. Nova Língua

Uma faculdade demora cerca de 4 anos, desta forma você deverá fica no país pelo mesmo período. Assim, com esse tempo você aprenderá muito sobre a cultura do local, como, sua forma de se expressar.

Em outras palavras, se você optar por estudar na Argentina, além do curso você desenvolverá o espanhol podendo chegar até mesmo em um nível fluente por conta do tempo.

6. Responsabilidade

Morar sozinho não é fácil, principalmente em um país novo, com nova cultura. É como se você entrasse em um novo mundo, e tivesse que reaprender muitas coisas. Desta forma você fortalecerá a sua responsabilidade onde você terá que seguir para alcançar seus objetivos.

7. Amizades

Fazer um intercâmbio lhe concede o benefício de conhecer muitas pessoas, não só as argentinas e sim do mundo todo. Desta forma você aumentará seu networking profissional e terá muito mais pessoas na qual pode contar e acrescentar em sua vida.

Como entrar em uma das faculdades na Argentina?

Para estudar na Argentina é necessário passar por um ciclo básico que irá ensinar ao jovem conteúdos referentes ao curso que ele deseja entrar. Sendo obrigatório, ele determinará a aprovação ou não do aluno.

A aprovação do aluno deve ser feita dentro de um prazo, que será variável dependendo do curso.

Cada faculdade possui uma forma de ingresso diferente, contudo o mais comumente destes é o conhecido por CBC na UBA. Contudo além disso, para estudantes de outro país será necessário o certificado de proficiência em espanhol no nível B2. Além dos documentos necessário para o registro do jovem nos bancos de dados da faculdade.

O certificado de proficiência podem ser o CELU, DELE e SIELE para serem aprovados.

O certificado de proficiência

Na Argentina dentro das universidades a língua mais utilizada é o espanhol, assim para estudar na Argentina será necessário que você tenha melhor domínio da língua para as aulas.

Desta maneira é obrigatório que o estudante estrangeiro tenha este certificado para garantir o acompanhamento nas aulas. Assim o jovem poderá optar por fazer o teste pelo CELU, SIELE e o DELE.

Além disso a faculdade oferece ao jovem um certificado de proficiência. Assim ele poderá tirar o certificado enquanto faz as aulas. Desta maneira garantindo máximo aprendizado, onde o estudante terá que treinar o conteúdo aprendido em todas as outras matérias.

Nesse artigo explicamos com detalhes sobre diversos tipos de prova de proficiência: Universidade na Argentina: Documentos para estudar na Argentina.

Visto estudantil

Para o visto de estudante é muito simples! Primeiramente você deverá saber que não precisará esperar tira-lo para estudar na Argentina. Assim você deverá contatar a Dirección Nacional de Migraciones.

Será solicitado documentos:

  • Comprovação que você está estudando.
  • O passaporte.
  • Comprovante de antecedentes criminais.
  • Comprovante de pagamento de taxa de emissão.

Assim o jovem não terá que ficar somente 90 dias no país (Que é o autorizado para residentes da américa do sul apenas com o RG). Portanto ele poderá ficar até o fim de seus estudos e desfrutar das 15 melhores universidades da América Latina.

Para uma descrição completa dos documentos necessários para estudar na Argentina, leia: Universidade na Argentina: Documentos para estudar na Argentina.

As melhores Faculdades na Argentina

Dentre todas as faculdades na Argentina as melhores faculdades são:

1. Universidad de Buenos Aires (UBA) – Publica

É a principal faculdade na Argentina principalmente pelo curso de medicina. Além disso a mesma é a mais renomada em toda a América Latina sendo assim a mais influente.

A faculdade é autônoma contudo depende muito do estado financeiramente fazendo com que a mesma aparenta ser publica. A unidade central da UBA fica em Buenos Aires.

2. Pontificia Universidad Católica Argentina Santa María de los Buenos Aires (UCA) – Privada

Sendo considerada a segunda melhor faculdade da Argentina, é a primeira faculdade privada da Argentina com campus central localizado em Buenos Aires.

A faculdade possui uma unidade no Brasil localizada no Paraná.

3. Universidad Nacional de Córdoba

Sendo mais uma das maiores universidades para se estudar na Argentina, a Universidade Nacional de Córdoba fica localizada em Córdoba e é a quarta faculdade fundada na América.

A faculdade de Córdoba é a segunda na quantidade de unidades, aluno e professores. A mesma é dependente do do Estado contudo é autônoma.

Contudo para entrar na mesma será necessário ser aprovado em uma etapa de nivelamento. Além disso no de medicina a faculdade faz um exame de admissão eliminatório.

4. Universidad Nacional de La Plata

A Universidade Nacional de La Plata como seu nome diz fica localizada em La Plata na Argentina. É considerada uma das faculdades mais influentes do país onde formaram diversos intelectuais, consultores profissionais e figuras públicas na faculdade.

A faculdade disponibiliza mais de 304 cursos sendo de graduação ou pós-graduação. Uma excelente opção pra quem deseja estudar na Argentina

5. Universidad Austral

A Universidade Austral é uma universidade privada que possuí unidades em Buenos Aires, Rosario e Pilar. Fundada em 1991 foi considerada umas das faculdades mais prestigiadas da Argentina. Devido a sua idade a mesma ganha maior visão, onde muitos a considera como a 2 melhor faculdade do país, atrás somente da UBA.

Além disso a faculdade é responsável por fazer muitas pesquisas cientificas, onde aumentam ainda mais sua reputação.

Para saber mais detalhes dessas e outras universidades, veja: Intercâmbio na Argentina: 8 Faculdades na Argentina para você estudar

Foto por Sasha Stories - Estudar na Argentina

Foto por Sasha Stories

Comentários