Intercâmbio na Irlanda: Como conseguir estudar e trabalhar?

Está planejando seu intercâmbio para a Irlanda, porém precisará de um emprego para te ajudar com o custo? Bom isso é possível no país. A Irlanda é um dos países com as maiores médias salarial do mundo e que ainda possibilita que o intercambista trabalhe enquanto estuda. Leia essa matéria para mais informações sobre emprego na Irlanda. Caso ainda esteja buscando alguma cidade para trabalhar e estudar, veja a matéria: “Intercâmbio na Irlanda: Tudo que você precisa saber” 

Tipos de Visto:

Stamp 1:Com o Stamp1 é possível que você chegue no país já trabalhando. Porém para isso é necessário que você tenha uma proposta de emprego na Irlanda, e a empresa deve ter permissão do governo para o ato. O visto tem duração de 2 anos, onde pode ser estendido para um total de 5 anos se desejado pelo trabalhador, empresa e governo.

Stamp 2: O Stamp2 é o visto para estudantes que desejam ficar no país no tempo mínimo de 25 semanas. O mesmo deverá está matriculado em um curso de idioma ou em uma graduação. Porém esse visto garante ao aluno a permanência de 33 semanas. Sendo assim além dos dias de aula, o intercambista tem direito de ficar mais 8 semanas como seu tempo de férias.

O visto Stamp2 autoriza que o intercambista estude o mínimo de 15 horas por semanais e tenha e  trabalhe 20 horas de semanais. Quando entra em férias o mesmo poderá dobrar a hora de trabalho por semana, chegando ao tempo de 40 horas.

Caso o estudante deseje renovar o contrato, é possível dobrar o tempo de estadia no país, ficando mais 8 meses adicionais. Desta forma no total o intercambista pode ficar até 16 meses na Irlanda enquanto trabalha e estuda.

christin-hume-emprego-na-irlanda

Foto por Christin Hume

Como arrumar um emprego na Irlanda?

Para procurar emprego na Irlanda você tem duas opções, você pode optar por entregar o currículo manualmente as empresas, ou fazer isso online. No caso de fazer online, existem algumas agências que podem te ajudar.

Creative Ireland: Se você é da área de design, fotografia, comunicação ou marketing o Creative Ireland é focado em arrumar um emprego para os profissionais dessas areas.

Indeed: Com a Indeed é possível que você encontre o seu emprego pelo cargo desejado. Você irá digitar o cargo desejado e a cidade onde você reside. Você deverá criar um currículo ou fazer upload de um que você já tenha. 

Irish Jobs: O Irish Jobs é muito conhecido na Irlanda. O mesmo é o site que mais ajuda a empregar irlandeses e intercambistas. Com ele você poderá escolher o cargo e a cidade que deseja. 

Jobs Ireland: Com o Jobs Irelands você não terá apenas a chance de encontrar um emprego. Além disso você ficará atualizado sobre as notícias do mercado de trabalho e ainda ficará por dentro de dicas sobre as tendências profissionais que o país está indo. Você também poderá escolher empregos por seus cargos e local. 

Recruit Ireland: Com a Recruit Ireland você poderá escolher a vaga desejada através de um filtro de cargo e cidade. Além disso o site posta periodicamente dicas sobre como melhorar o currículo e como sair bem em entrevistas. O site também diz que o ideal é que ao encontrar a vaga desejada você entre em contato com a agência. Você deverá perguntar mais sobre vagas com as mesmas exigências, desta forma você conseguirá fazer mais de uma entrevista por vez.

Os profissionais em falta na Irlanda:

Existem algumas profissões no país que estão em falta, desta forma é muito mais fácil para eles arranjarem emprego. Além disso, por conta da falta do profissional o governo pode incentivar a empresa para que o mesmo tenha uma facilidade maior para vir pro país.

  • Auditores.
  • Administradores.
  • Contadores.
  • Engenheiros eletrônicos, mecânicos e químicos.
  • Fisioterapeutas.
  • Professores universitários.
  • Profissionais das ciências.
  • Profissionais de marketing ou venda.
  • Profissionais da Saúde.
  • Profissionais de Telecomunicações.
  • Profissionais de Ti
  • Profissionais de Webdesigner.
  • Programadores.

Empregos Temporários

Além disso você pode procurar empregos como bicos, ou com serviços sem especialização. Aos que não tem um bom domínio da língua ou pouco, essas acabam sendo as melhores opções. Procure vagas como garçom, recepcionista, faxineira e etc.

Seguindo essas dicas, você conseguirá ter uma facilidade melhor em conseguir um emprego na Irlanda.

Comentários

Add Comment