Emprego na Argentina: Descubra as informações mais preciosas

A Argentina é um ótimo destino para quem busca estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Se você esta procurando essa opção, abaixo explicamos sobre como buscar emprego na Argentina.

Além de um país muito famoso para quem deseja fazer um intercâmbio, a Argentina é um país muito bonito a oferecer diversos cursos de maneira gratuita, ela permite estrangeiros que possuem o DNI/CUIL trabalharem de forma legal.

Ainda não sabe qual destino da Argentina escolher? Leia: “Intercâmbio na Argentina: Tudo o que você precisa saber”

Como conseguir emprego na Argentina

As ofertas de emprego na Argentina são bastante amplas para quem ainda não tem conhecimento de Espanhol, mas essas chances se multiplicam quando você tem conhecimento sobre Espanhol e triplicam com conhecimento sobre Inglês.

O principal campo de trabalho para brasileiros na argentina é o “Customer Service”, através de telefone ou trabalhando com turismo, etc. 

Quando buscamos emprego na Argentina é muito comum o trabalho de maneira ilegal, ou seja, sem derivar aportes monetários ao governo. Nós não recomendamos esse tipo de serviço, mas é comum e corriqueiro conhecer pessoas que trabalham dessa forma, principalmente em bares e lojas pequenas. 

Para trabalhar legalmente é necessário possuir o DNI e o CUIL, que são os equivalentes ao RG e a Carteira de trabalho no Brasil.

Florida

A rua Florida é um local muito propenso para procurar emprego na Argentina, já que é conhecida principalmente pela venda de dólares e pacotes de turismo na rua, é comum ver brasileiros vendendo pacotes de turismo na rua e ganhando comissões por venda. A melhor forma de conseguir entrar nesse meio de serviço é levando currículos pessoalmente. 

Argentina Buenos Aires Marry Emprego em Buenos Aires

Foto por Marry Gabriele

Caminito

O Caminito conta com diversas lojas, e pela alta demanda de turistas brasileiros, muitas vezes concedem empregos na Argentina para brasileiros.

O salário normalmente é mensal e predominantemente não inclui comissões, normalmente, os brasileiros trabalham nessas lojas temporariamente e fora das leis, poucas são as empresas que oferecem serviço de maneira legal nesse ramo. No entanto, vale a pena tentar conseguir algo lá. 

Para isso, basta levar pessoalmente seu CV e conversar com os donos das lojas. Muitos brasileiros optam por tentar trabalhar nesse tipo de negócio, porque não é necessário ter um conhecimento profundo de espanhol.

Nathana Rebouças - Caminito - Buenos Aires - Argentina - Emprego na Argentina

Restaurantes / Bares 

Buenos Aires é uma cidade muito boemia, portanto há muita oportunidade de trabalho dentro desse ramo. As procuras normalmente são de garçom, garçonete e cozinheiro. Para conseguir esse tipo de oferta basta entrar em sites dos restaurantes e enviar seu currículo, no entanto, sempre existe a possibilidade de levar pessoalmente.

Locais para buscar emprego na Argentina desta área: Plaza Serrano, Palermo, Recoleta, etc.

Mercados

Você encontrará muitos brasileiros conseguindo emprego na Argentina em mercados. Para poder aplicar para esse tipo de emprego será necessário se inscrever através do site do próprio estabelecimento.

Trabalhe no DIA
Trabalhe no Carrefour.
Trabalhe no WalMart.
Trabalhe no Jumbo.

Call Center e Multinacionais

Há muitas empresas de serviço que migraram para a Argentina devido aos baixos custos do país. Entre essas empresas, vários contratos que precisam do idioma Português/Inglês também foram realocados à Buenos Aires.

A melhor forma de buscar esse tipo de emprego na Argentina é através de sites de emprego ou enviando currículos diretamente no site das empresas.

Sites de busca de emprego na Argentina

Assim como no Brasil, uma forma efetiva de buscar emprego na Argentina é através de sites, segue abaixo a lista dos sites mais utilizados para buscar emprego na Argentina:

Currículo

Ao contrário do Brasil, para buscar emprego na Argentina é necessário a utilização de fotos no currículo. A apresentação de um currículo bonito é valorizada no país. Portanto, invista tempo no seu CV e tire uma foto bacana.

Caso você tenha problemas com escrever o currículo em espanhol, existem alguns sites que podem te ajudar como o SpellBoy , no entanto, não é garantia que todo o conteúdo estará escrito de boa maneira. Sempre recomendamos que peça à algum nativo para verificar-lo antes de enviar.

Férias

Normalmente a empresa vai te oferecer o equivalente a 14 dias de férias anuais, esse número pode variar dependendo do acordo com o empregador.

Há empregadores que dão mais dias ou menos. Muitas empresas não aceitam a venda de férias, como normalmente é feito no Brasil. Outra coisa interessante é que você pode tomar alguns dias de férias logo após os seis meses de empregado.

Dias de estudo

A parte boa de trabalhar  e estudar na Argentina é que todo trabalhador que estude em universidade, tem como direito solicitar 10 dias e estudo anuais (esse dia pode variar dependendo do contrato assinado). Para isso é necessário solicitar um comprovante de dia de estudos e apresentar ao RH da sua empresa.

Demissão

Caso você queira sair de um emprego na Argentina, você deve ir a uma central de correios e preencher o Telegrama de Demissão (Telegrama de Renuncia Laboral). É um processo gratuito.

Você deve preencher o mesmo com letras de forma, de maneira legível e com a data do último dia trabalhado. O RH da empresa tem obrigação de ajudar você com as informações da empresa e um passo a passo de como realizar de maneira bem feita a renuncia.

 

Sander Crombach - Buenos Aires -Argentina

Foto por Sander Crombach

Comentários