Intercâmbio na Argentina: Tudo o que você precisa saber

A Argentina é o país favorito para os interessados em aprender espanhol. Muitos brasileiros optam em viajar à Argentina devido ao baixo custo das passagens e a curta distância. Ao chegar no país você percebe a influência europeia, é comum ouvir que Buenos Aires, por exemplo, é a “Paris sul-americana”.

A Argentina é bastante reconhecida por seu ensino, suas faculdades são consideradas de qualidade e muitas deles são gratuitas.

Guia Principal

Continente: América do Sul
Capital: Buenos Aires
Moeda:
Peso
Idioma:
Língua castelhana
Governo:
 República Presidencialista
Voltagem: 220 volts
População: 44,27 milhões
Área: 2.780.000 km²
Disponibilidade para trabalhar e estudar: Sim

Custo de Vida

As viagens de avião para a argentina estão e torno de R$1.300,00 para ficar em média uns 3 meses no país. Os cursos de espanhol podem ser encontrados gratuitamente, ou então pagar um valor médio de USD400.

Ele tem como moeda é o peso, e ela está bastante desvalorizada. Ela acaba atraindo estrangeiros por conta de seu baixo valor. O fato do país falar espanhol, facilita a convivência de brasileiros no local, mesmo não sabendo falar espanhol, consegue se virar bem na Argentina.

O custo de vida na Argentina é parecido com o de São Paulo no Brasil. Você por mês, com aluguel, alimentação, água, luz e utilizando transporte públicos, terá um gasto mensal minimo em torno de R$ 1500. Uma maneira de economizar é dividindo aluguel com outras pessoas, isso pode fazer com que seus gastos diminuam de forma considerável. 

Principais Destinos

Buenos Aires

Sendo a capital do país é a mais procurada pelos estrangeiros. Ela tem um custo de vida um pouco mais elevado comparado as cidades mais ao interior do país. A cidade possuí uma das melhores faculdades da America Latina.

A cidade é bastante agitada, e é muito comum encontrar protestos e cartazes perto da Casa Rosada que é onde fica a sede da Presidência da República. Clique aqui para saber mais

Sander Crombach - Argentina

Foto por Sander Crombach

Córdoba

Localiza-se mais ao interior do país. É mais procurado por pessoas que não querem tanto contato com a correria da Capital, possibilitando uma imersão mais profunda com a cultura e o idioma do país.
A cidade é cheia de estudantes, que por conta do custo de vida sendo um pouco mais baixo, existem diversas variedades de faculdades baratas. Além disso a cidade é repleta de centros históricos e culturais, além de ser rodeada de floricultura, serras e rios. 

Cordoba - Marry

Foto por Marry Vieira

Mendoza

É uma cidade rodeada da natureza, vinhedos, montanhas, paisagens maravilhosas, etc. Tem duas faculdades excelentes de ensino Universidad de Mendoza e Universidad del Aconcagua. Bastante conhecida por ser muito tranquila e com possibilidades de esportes e passeios com contato a natureza. 

Nicolas Perez

Foto por Nicolas Perez

Bariloche

Conhecida mais sua aparência de tirar o folego é bastante visitadas por estudantes em época de férias. A mesma é rodeada de rios, montanhas, florestas e neve. Portanto, lembre-se então de avaliar o guarda-roupa antes de ir.

Aqueles que vivem em Bariloche tem a possibilidade de estudar em faculdades como a UNRN, uma das melhores do país.

A cidade não é só procurada para estudos é também para quem gosta de uma vida agitada com práticas de esportes radicais e o aconchego de uma lareira, com chocolate quente em uma noite de neve. Clique aqui para saber mais

Marry Argentina

Foto por Marry Gabriele

Como escolher?

Cada um deve ser analisado de acordo com o que é desejado pelo estudante. Devido a grande demanda de trabalho e cursos, todas essas cidades são vastas de oportunidades. O que muda de cada uma é que uma é o ambiente e a população. Você deve analisar a que melhor se encaixa com a sua personalidade.

Veja qual cidade será melhor para você se adequar, caso contrário, será um pouco difícil para aprender a lidar com um país novo com uma nova cultura estando sozinho.

Trabalhar na Argentina

É possível trabalhar e estudar na argentina. Você deverá tirar um visto que explique o motivo pelo qual você o quer. O estudante terá que provar que está estudando para poder trabalhar e estudar, então terá que pegar um documento formalizando o estudo.

A Argentina tem muito costume de contratar brasileiros para serviços de telemarketing, hospitais, restaurantes e vários bicos que podem ser feito sem uma devida contratação.

Visto

O visto só é necessário para estudar na Argentina, se você planeja passar mais de 90 dias corridos no país. O Mercosul disponibiliza qualquer brasileiro entrar na Argentina com RG e Passaporte, contato que estejam dentro do prazo de validade.

Aos que se interessam em passar mais de 3 meses no país deverá contatar a Dirección Nacional de Migraciones. Para isso o estrangeiro terá que apresentar um documento que prove que está estudando, o passaporte, um comprovante de antecedentes criminais e o comprovante de pagamento de taxa de emissão.

Após isso, o estudante poderá passar até o fim dos seus estudos no país. Ao concluir os estudos e desejar continuar, o estudante deverá contatar o consulado, para ser guiado ao que fazer.

Outra opção é realizar a solicitação do DNI (Documento Nacional de Identidad) caso você deseje imigrar ao país. Você poderá encontrar mais informações aqui. 

Comentários