Intercâmbio no Canadá: tudo o que você precisa saber

O Canadá atrai milhares de estudantes todos os anos, por conta da sua ótima qualidade de ensino e seu alto índice de qualidade de vida. Além disso o povo canadense é conhecido por ser hospitaleiro e muito educado, e a sua cultura forte e marcante faz qualquer um se apaixonar.

Eles deixam suas portas abertas para intercambistas, com isso é permitido a prática de estudar e trabalhar em suas terras. O clima do Canadá é quente no verão e bem gelado no inverno, então prepare-se bem.

Guia Principal

Continente: América do Norte
Clima: Temperado
Capital: 
Ottawa
Moeda:
Dólar Canadense
Idioma:
Língua francesa, Língua inglesa
Fuso Horário: Varia de lugar
Governo:
 Parlamentarismo
Voltagem: 110/120 volts
População: 36,71 milhões
Área: 9.985.000 km²
Disponibilidade para trabalhar e estudar: Sim
Tipo de governo: Democracia representativa
Líder Político: Justin Trudeau

Custo de Vida

O custo de vida no Canadá é bem parecido com os do Estados Unidos e são um pouco altos, mas também o salário lá bem maior também. Em média com gastos com água, luz, gás, internet, aluguel, alimentação e telefone o estudante irá gastar por mês um valor de CAD$1400.

Com isso você também deverá levar em consideração o valor de transporte, entretenimento, esbanjamentos e etc. Na maioria das vezes os estudantes optam por morar junto a outros estudantes, na qual ajuda muito com as despesas. Vocês podem combinar de fazer compras juntos no qual ficará uma despesa muito menor.

Para informações mais detalhadas leia nossa matéria sobre os custos de fazer intercâmbio no Canadá.

Principais Destinos

Você irá notar que o Canadá tem uma ótima crítica sobre seus habitantes e suas cidades, e então entenderá o alto custo para se viver lá. Existem cidades menos populosas que tem um valor mais baixo para se morar. O Canadá tem bastante beleza natural a onde você irá perceber assim que olhar a cidade, então apenas escolha a que mais te chamou a atenção.

Toronto

Sendo a maior e mais importante cidade do país e com a vida noturna bastante agitada, a cidade de Toronto acaba sendo a favorita dos intercambistas. Além disso a cidade possuí um alto índice de qualidade de vida e um ensino de qualidade de primeiro mundo na qual também atrai bastante estudantes.

richard-kidger- Canada

Foto por Richard Kidger

Montreal

Sendo a segunda maior cidade do Canadá Montreal é uma excelente opção caso queira praticar não somente o inglês, mas também o francês. Além disso a cidade tem uma grande diversidade cultural e abriga muitos festivais na qual atraem o interesse de turistas e intercambistas.

Marc Olivier Canada

Foto por Marc Olivier

Vancouver

Vancouver é considerada uma das melhores cidades para se viver, não só por suas belezas naturais, mas por abrigar estudantes de todo o mundo. Além disso o local abriga pontos turísticos muito belos que atraem certamente turistas e estudantes.

Lee Robinson Canada

Foto por Lee Robinson

Victoria

Victoria é uma ilha na costa oeste do Canadá cheia de beleza e cultura. Excelente opção para quem prefere um clima mais ameno e menos populoso. Além disso a cidade possuí um charme único com prédios históricos e jardins coloridos com a cor da própria natureza

Sebastian Huxley Canada

Foto por Sebastian Huxley

Como escolher?

Cada um deve ser analisado de acordo com o que é desejado pelo estudante. Devido a grande demanda de trabalho e cursos, todas essas cidades são vastas de oportunidades. O que muda de cada uma é que uma é mais agitada no sentido de baladas e noitadas, outro tem sua vista mais atraente e é mais calma e etc.

Veja qual cidade será melhor para você se adequar, caso contrário, será um pouco difícil para aprender a lidar com um país novo com uma nova cultura estando sozinho.

Trabalhar no Canadá

Você pode estudar e trabalhar meio período no Canadá caso você tenha o visto para o mesmo. Você precisará ser aceito em uma instituição de ensino e o mesmo deverá mandar uma carta ao consulado mais próximo, informando a sua situação e o por que quer o visto para trabalhar e estudar.

O aluno só poderá trabalhar 20 horas semanais, é será necessário que o mesmo tenha uma boa quantia em dinheiro para que consiga se manter, o salário de lá dificilmente irá cobrir todas as suas despesas.

Visto

Para estudar até 6 meses no Canadá, não é necessário um visto. Você só precisará ser aceito por uma escola e ir para lá estuda. Porém caso você queria trabalhar e estudar ao mesmo tempo, será necessário tirar um visto.

Acomodações

O custo com moradia no Canadá pode variar bastante, você deverá primeiro escolher o lugar a onde que morar, lugares como Vancouver e Toronto acabam sendo mais caro, por ser mais movimentadas.

Um aluguel médio na Região de Down Town chega a ser CAD$1400,00 por mês. Muitos estudantes preferem dividir apartamentos para que esse custo não prejudique tanto. Em cidades mais ao redor do país, você poderá encontrar preços melhores, porém você pode encontrar um problema se desejar ficar menos de 1 ano no país.

Comentários