Cultura Argentina: Músicas argentinas famosas

Antes de viajar para fazer turismo, viver ou estudar em um novo país, devemos conhecer um pouco da sua cultura. Falando sobre filmes, músicas, interesses, conseguimos nos socializar e assim aprender corretamente um novo idioma e criar vínculos com os nativos desse país.  

Veja também: Intercâmbio na Argentina: Tudo o que você precisa saber , Quanto custa um intercambio para os principais destinos da Argentina?, Dicas de Viagem: Buenos Aires, a cidade autônoma da Argentina

Música

A Argentina foi berço de vários estilos musicais e bandas na America Latina, abaixo vamos conversar um pouco sobre esses estilos e quais tipos de música são as mais comuns entre os argentinos.

Tango

O Tango é o estilo mais famoso da Argentina que nasceu no Rio de la Plata no século XIX, é a fusão da cultura africana com as culturas locais dos gaúchos, dos povos originários e dos imigrantes europeus, principalmente espanhóis, italianos e do meio oriente.

Os locais mais tradicionais onde o tango se encontra são as Milongas, muitas vezes localizada no bairro de Boedo, conhecido pela forte cultura do Tango.

Em Buenos Aires há a competição “Mundial y Festival de Tango” organizada há 10 anos pela cidade.

Um dos cantores e compositores de tango mais importante na cultura argentina foi o Carlos Gardel, que por mais que não fosse argentino, é idolatrado pelo país.

7 seth - Tango - Cultura - Música - Argentina

Foto por 7 seth

Carlos Gardel Argentina Tango Musica

Carlos Gardel

Apesar de ser francês e não argentino, Carlos Gardel cresceu no bairro de Abasto em Buenos Aires e terminou por se tornar o cantor mais famoso do mundo.

Além de cantor, foi um ator talentoso, participando de diversas produções cinematográficas do seu tempo.

Ele foi tão importante e icônico na Argentina, que o bairro Abasto hoje em dia é conhecido como ” Bairro do Carlos Gardel”.

É possível encontrar esculturas, grafitis e diversos tipos de homenagem ao cantor.

Rock

Muitos argentinos são fissurados pelo rock, é comum ver manifestações de amor ao The Beatles e a Rolling Stones em bares, grafitis, etc. 

Ao falar de Rock Argentino, não podemos esquecer das principais bandas do país: Fito Paez, Spinetta, Charly Garcia, André Calamaro e obviamente Gustavo Cerati e Soda Stereo.

Cerati - Argentina - Cultura - Musica

Soda Stereo – Gustavo Cerati

Provavelmente você conhece a música “A sua maneira” do Capital Inicial, não é mesmo? E se eu te disser que a versão original na verdade se chama “De música ligera” e pertence a banda Soda Stereo, você acreditaria? 

Pois bem! Essa música tão famosa, na verdade é Argentina e muito famosa, inclusive ganhando o quarto lugar de melhor banda latino americana de todos os tempos pela Rolling Stones.

Gustavo Cerati faleceu em 2014 por um derrame cerebral, ganhando diversas homenagens (inclusive da própria Shakira)

Reggaeton

Um dos estilos mais populares entre os jovens argentinos, é o Reggaeton, que é um gênero musical que mistura o reaggae, hip hop, pop e dancehall, que tem sua origem nos países latino americanos como Puerto Rico, Panamá, Colombia, etc. É um estilo muito comum nos “boliches”( balada no espanhol da argentina) de Buenos Aires. Uma canção que ficou muito famosa no Brasil foi “Despacito” de Luis Fonsi.

Maluma - Musica

Maluma

Antes de qualquer coisa, não, o Maluma não é argentino, mas resolvi colocar ele na lista porque ele é realmente famoso na Argentina, assim como todo o estilo reaggaeton.

É muito comum sair para boliches (baladas) que toquem esse tipo de música, portanto, se você planeja sair à noite na Argentina o ideal é já ir se acostumando com esse tipo de música.

O Maluma é de Medellin, Colômbia e se tornou muito famoso nos últimos tempos, fazendo parcerias inclusive com Shakira e Thalia.

Cumbia

Outro estilo famoso na Argentina é a cumbia, que foi introduzida ao país por imigrantes peruanos e bolivianos. É um estilo muito comum em baladas e festas, há muitas derivantes e tipos de cumbias, algumas das canções mais famosas são: El Bombón de Los Palmeras, além de diversas de El Polaco, Pibes Chorros y Damas Gratis.

damas gratis - Argentina - Cumbia

Damas Gratis

A música de Damas Gratis é popular e muito comum na Argentina, foram um dos percursores da Cumbia Villera (manifestação cultural da favela de Buenos Aires).

Um dos seus primeiros sucessos foi “se te ve la tanga” que traduzido seria algo similar à “dá pra ver seu fio dental”. Essa música foi viral em toda America Latina, menos no Brasil.

A cumbia villera tem um ritmo simples e muitas vezes utiliza  sintetizadores, efeitos sonoros, teclados e outros instrumentos elétricos.

Pop-Rock

A música argentina sempre teve fama na America latina devido à qualidade, algumas bandas mais recentes que você pode apreciar são: Conociendo Rusia, Usted Señalemelo, Él mató a un policía motorizado, El Kuelgue y Bandalos Chinos, que foram nomeados à dois prêmios no Grammy.

Bandalos Chinos - Argentina - Pop

Bandalos Chinos

Banda foi formada em Beccar – Buenos Aires em 2009, toca pop com influencia meio anos 80. Conheceram à Adán Jodowsky que os convidou para gravar um álbum em seu estúdio Sonic Ranch em El Paso – Texas, nascendo assim Bach, seu album que concorreu ao Grammy latino americano de música em 2019.

A grafia correta seria “Vandalos” mas foi mudada para “Bandalos” devido à um erro durante um dos seus shows, aonde foram apresentados como “Banda Los Chinos”.

Eles são uma banda moderna e contemporânea, excelente para quem esta aprendendo espanhol ouvir.

Comentários