Confira o passo a passo de como solicitar o seu Passaporte

Pronto para viajar para fora do Brasil ou fazer um intercâmbio, mas não sabe onde tirar o passaporte? Fique com a gente que vamos te explicar direitinho como você pode tirar esse documento.

Esse documento é feito através da Polícia Federal a onde você terá que comparecer duas vezes. Na primeira vez você terá que ir para requisitar o documento, levando consigo os seguintes componentes:

– Reservista; (caso tenha)
– Ter votado na última eleição;
– Título de eleitor;
– RG;
– Certidão de nascimento;
– Certidão de casamento;
– Passaporte vencido; (caso tirado anteriormente)
– Carteira de Trabalho;
– Certidão de Divórcio; (caso tenha alterado o nome)
– Autorização Própria. (Caso seja menor de idade)

Caso os documentos estejam antigos ou com dano que dificulte a identificação do portador, o mesmo será recusado pela Polícia Federal.

Depois de ver se todos os seus documentos estão certos, vamos começar a solicitação do passaporte.

fazendo intercambio passaporte
Autor da foto não identificado.

Onde solicitar o Passaporte?

Primeiro entre no link da  Polícia Federal. Preencha todos os itens pedidos, são 4 abas, sendo eles de: Dados pessoais, documentos, dados complementares e revisar dados. Depois que você terminar todo o preenchimento será gerado um protocolo com a sua solicitação e um boleto que deverá ser pago.

Esse boleto é referente ao GRU (Guia de Recolhimento da União) na qual o seu passaporte só poderá ser retirado ao ser pago corretamente o valor do boleto. Atualmente o valor do GRU é de R$ 257,25, podendo aumentar conforme os anos.

Após o pagamento do boleto, no dia seguinte, o site da Polícia Federal irá autorizar o seu agendamento de atendimento.

Agendar Atendimento

Entre no site da Polícia Federal e vá na aba “Agendar Atendimento”. Clique na opção “Agendar Atendimento” no final da página e preencha as lacunas corretamente. Depois disso o sistema irá te direcionar para as cidades, postos disponíveis, dias e horários livres.

Ir ao posto da Polícia Federal

Compareça na data agendada com todos os documentos listados acima, além do boleto de pagamento do GRU, pode ser que não seja necessário, mas é melhor leva-lo para evitar possíveis problemas. Você pode levar uma foto 3×4, mas ela será tirada lá.

Depois de fazer todo o processo necessário na Policia Federal eles lhe entregarão um protocolo com a provável data de entrega do documento. Você pode optar por ver o prazo dentro desse link.

Retire o seu passaporte

Quando chegar o dia da data de entrega, vá até o posto com um documento original e retire o seu documento. O passaporte tem validade de até 10 anos, após isso será necessário retirar outro ou então renova-lo.

Passaporte emergencial

O passaporte emergencial é solicitado quando não há tempo de esperar a solicitação comum. Para a solicitação do passaporte emergencial, é necessário que a sua solicitação se encaixe em um dos seguintes quadros: Conflitos armados;

  • Catástrofes naturais;
  • Viagem imediata por motivo de saúde da parentes até segundo grau ou cônjuge.
  • Para a proteção do seu patrimônio (não inclui passagens, hospedagem, etc);
  • Por trabalho;
  • Por ajuda humanitária;
  • Interesse de Administração Pública;
  • Emergências que não podem ser previstas, aonde o adiamento da viagem cause transtornos

O caso será avaliado pela Polícia Federal, portanto, é necessário juntar provas que indiquem que a viagem é de extrema importância, e a não realização da mesma acarretará problemas futuros ao solicitante.

Por exemplo, se algum parente esta com problemas médicos no exterior, recomendamos levar os laudos médicos e uma carta do hospital indicando a necessidade da viagem. 

Solicitar o passaporte emergencial

Os passos para solicitar o passaporte emergencial são parecidos ao passaporte comum. 

  • Primeiro é necessário a solicitação através do site da Policia Federal.
  • Não é necessário o agendamento para a realização do trâmite, dirija-se o mais rápido possível à algum dos postos descritos no Site da Polícia Federal.
  • A Polícia Federal analisará seu caso, se ele for aceito, você receberá a GRU (Guia de Recolhimento da União). Será necessário efetuar o pagamento da mesma o mais rápido possível.
  • Será realizado a verificação dos documentos providenciados, e uma foto será tirada para a emissão do seu passaporte emergencial
  • O passaporte ficará pronto para retiro nas próximas 24 horas.

Posso viajar sem passaporte?

Sendo cidadão brasileiro, você poderá viajar para países do Mercosul utilizando apenas o RG, sem a obrigatoriedade do passaporte. Esses países são:  Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. 

Ao entrar em algum desses países, você receberá um papel com um carimbo. Recomendamos que não perca esse papel, pois será necessário mostrar-lo ao final de sua viagem, como prova de que você ingressou legalmente no país. 

 

Não se esqueça de verificar nossas dicas sobre como planejar seu intercâmbio!

Comentários