loader image

Carta de Apresentação para Intercâmbio: O que é? Como conseguir uma?

Links Patrocinados

A carta de apresentação não é apenas um requisito para candidaturas a empregos no Brasil, mas também são solicitadas por escolas e universidades em todo o mundo quando alguém se candidata a um programa de intercâmbio.

Este documento tem o propósito apresentar, o estudante potencial, à instituição.

Deve-se refletir as suas motivações e intenções acadêmicas através de seu desejo para estudar naquele país.

Neste artigo ensinaremos a escrever uma carta de apresentação que se destaque e aumente as suas chances de ser aceito na escola ou universidade dos seus sonhos!

O que é uma carta de Apresentação?

Uma carta de apresentação é um documento escrito que te apresente a escola ou universidade onde deseja se candidatar a um programa de intercâmbio ou emprego.

O seu principal objetivo é apresentar o seu perfil, objetivos acadêmicos, interesses e as razões pelas quais escolheu esta instituição em particular.

A carta deve descrever quem é e quais são os seus maiores sonhos e desafios.

Deve também descrever as suas realizações profissionais, bem como as qualidades pessoais que acredita serem relevantes para ter sucesso num programa de intercâmbio.

A carta de apresentação é uma forma de se exibir antes de chegar ao campus da instituição, por isso é importante mostrar todos os seus melhores lados!

Como fazer a Carta de Apresentação?

Não há uma forma única de escrever uma carta de apresentação. Cada pessoa tem a sua própria história e motivações, pelo que a carta deve-se refletir.

Contudo, existem alguns pontos básicos que todas as cartas devem ter para que sejam eficazes

Apresente-se adequadamente e descreva o seu perfil, bem como a sua formação acadêmica ou de interesse e os motivos por querer cursa-la.

Onde criar a Carta de Apresentação?

A carta de apresentação deve ser escrita em inglês, como a maioria das escolas e universidades o exigem.

Se ainda não for fluente em inglês, é importante que utilize uma plataforma com um tradutor automático para o ajudar a escrever o texto corretamente. Recomenda-se também que o seu texto seja revisto por um especialista antes de o enviar para o correio eletrônico da instituição.

Ela poderá ser feita no Word, que é a ferramenta de documento mais comum para esse tipo de apresentação. Onde você poderá passar o modelo para PDF se desejar.

Links Patrocinados

As cartas de apresentação podem ser enviadas de diferentes formas, tais como através do website da escola ou da universidade, e-mail, ou correio postal. Certifique-se de verificar as instruções específicas da instituição a que se está a candidatar!

Quais informações devem ter na Carta de Apresentação?

A carta deve ser endereçada à pessoa responsável pela recepção da sua candidatura. É importante investigar quem é essa pessoa e escrever corretamente o seu nome!

Abaixo estão alguns tópicos que devem estar presentes numa carta de apresentação:

  1. Objetivo da Carta de Apresentação: Em geral, explicará os seus objetivos e ambições acadêmicas.
  2. Porquê A Escola ou Universidade: Deve apresentar o seu interesse pela escola ou universidade onde se candidata ao estudo. Poderá levar em consideração sua história, professores, ou equipamentos.
  3. Os seus antecedentes: Deve mencionar os seus antecedentes acadêmicos, experiência profissional (se houver), e outras atividades em que possa ter participado
  4. O que esperar do programa de intercâmbio: Isto dependerá do tipo de programa ao qual se está a candidatar, mas em geral deve explicar o que espera ganhar com o intercâmbio
  5. Encerramento: Deve declarar que estará disponível para novos contatos e agradecer ao leitor pelo seu tempo.

A carta de apresentação é um documento muito pessoal, por isso é importante escrever com o coração!

Pode apresentar-se de uma forma mais informal do que um ensaio ou resumos de escrita.

Qual o tamanho perfeito para a Carta de Apresentação?

A carta de apresentação deve ser de cerca de 400 a 500 palavras. Contudo, isto pode variar dependendo do programa a que se candidata e das instruções da instituição.

É sempre melhor ter uma carta mais curta, mais concisa do que uma carta demasiado longa e divagante.

Certifique-se de que cada ponto da sua carta é relevante e interessante!

Revise a carta, erros de ortografia, formatação e não deixe que ela ultrapasse 1 folha.

FI Carta de Apresentação para intercâmbio corpo
FI Carta de Apresentação para intercâmbio corpo

Últimos toques

É muito importante que reveja a sua carta várias vezes antes de a enviar. Isto pode ajudá-lo a notar erros ou frases embaraçosas no seu texto.

Deve também pedir a um amigo, familiar ou professor que leia também a sua carta de apresentação!

Por esse motivo, a carta deve ser feita com pelo menos 2 semanas de antecedência antes de enviar. Para que dê tempo de enviar para pessoas, revisar várias vezes, e ter certeza do que foi escrito.

Como deve ser enviada?

A maioria dos programas de estudo no estrangeiro exige que os estudantes submetam a sua candidatura eletronicamente através de um e-mail ou website

Links Patrocinados

Em alguns casos, pode ser necessária uma apresentação mais formal em papel com assinaturas pessoais e autenticação de documentos. Contudo a entrega sempre será online por algum canal de comunicação da universidade ou e-mail.

É interessante que você peça com pelo menos 1 mês de antecedência, para poder esperar o tempo de receber a carta, revisar e pedir alterações se for necessário.

Lembre-se que realizar uma bolsa de estudos ou profissional requer muito preparo, portanto veja como se preparar para o seu intercâmbio.

Além disso não esqueça de nos seguir nas redes sociais Instagram, Facebook e Twitter para receber nossa notícias diretamente no seu perfil e feed.

Comentários