Peso Argentino: Como economizar dinheiro na hora do câmbio

Está com data marcada ou desejando viajar para Argentina porém você ainda não tem a menor noção de como vai fazer para conseguir realizar câmbio para peso argentino? Fique calmo, isso é muito comum e estamos aqui para te ajudar! Primeiramente você deve saber que a moeda de Buenos Aires é o Peso Argentino. Sabendo disso, você deverá fazer o calculo de quanto você irá levar e o quanto de dinheiro você terá na cidade. Leia: Quanto custa um intercambio para os principais destinos da Argentina?” para mais informações sobre preços.

Porém você deve tomar alguns cuidados ao fazer o câmbio, muito lugares cobram taxas absurdas e podem acabar abusando um pouco da sua falta de informação. Pensando nisso fizemos este artigo, para que assim, você não perca muito do seu dinheiro com essa troca de moeda.

Devo preferir por trazer Real ou Dólares?

Pela crise do país, sempre surge a dúvida sobre qual moeda levar e onde comprar-las. Recomendamos sempre que realize a menor quantidade de câmbios possíveis. Por exemplo: suponhamos que você mora no Brasil e vai de férias à Argentina. Se você efetuar a compra de Reais à Dólares, você pagará as taxas de impostos e comissões  à casa de câmbio. Logo, quando chegar à Argentina vai verificar que muitos locais não aceitam dólar como pagamento, então terá que trocar determinada parte do dinheiro para Pesos Argentinos, e será cobrado novamente pelas taxas de comissões e impostos, portanto, o ideal seria comprar de Reais diretamente à pesos. 

É certo que muitos locais aceitam moedas estrangeiras como Real e Dólares, no entanto, normalmente o preço cobrado é superior ao equivalente em pesos.

Trocar dinheiro no Brasil ou na Argentina?

O Brasil usa o real como moeda, e temos um estoque com dinheiro de vários outros países, porém todos foram importados e com isso teve gastos a viagem para o dinheiro vir de lá até aqui. Com isso a taxa de troca aqui no Brasil, logicamente será maior, pois o dinheiro teve um custo para essa importação.

Pensando nisso, é totalmente viável que você faça a troca do seu dinheiro na Argentina. Assim você evita essa taxa elevada, pois o dinheiro não precisou ser importado.

Tipos de Cambio

Câmbio Oficial:  O câmbio oficial é feito pelas casas de câmbio ou bancos argentinos, nele é cobrado os impostos pela compra e as comissões da casa de câmbio ou banco. São formas legais de trocar o dinheiro. 

Câmbio Blue: Esse é o dólar paralelo argentino, existem divergências se a prática é ilegal ou não, de todas as formas é uma maneira comum de trocar dinheiro. Normalmente o preço dele é bastante superior à qualquer tipo de câmbio. Por mais que muito comum, recomendamos que verifique bem as cédulas concedidas nesse tipo de troca para verificar se são originais. 

Onde eu devo realizar o meu câmbio para Peso argentino?

Recomendamos que efetue o cambio diretamente no Aeroporto dentro do Banco La Nación. Desta forma você evita trocar em lugares paralelos e ser enganado por trocas com notas falsas. Alguns lugares oficiais para fazer esta troca são:

Você também poderá trocar em locais paralelo, mas como mencionado acima é bastante arriscado sofrer algum golpe. Na rua florida existem muitas pessoas que ficam anunciando esse tipo de serviço, mas evite o máximo possível. Porém caso você opte por esta prática, tenha certeza absoluta de que o dinheiro é verdadeiro e que você não está sendo enganado, pois como você não receberá nenhum comprovante e ainda poderá ser alvo de algum assalto ou furto.

Como verificar se o dinheiro é verdadeiro

  • Marca de água: se pode observar contraluz uma imagem que corresponde à nota. Por exemplo, uma nota de mil pesos, tem a imagem de um passarinho. 
  • Tinta de variabilidade ótica: é uma tinta que tem partículas que produzem um efeito de variação de cor quando se modifica o ângulo de incidência da luz. É utilizada no número do valor da nota. 
  • Fio de segurança: É uma sucessão de segmentos prateados, que à contraluz se pode ler “BCRA” e um número correspondente ao valor da nota. 
  • Impressão Calcográfica: Consiste em um relevo perceptível ao tato, dependendo do bilhete, ele estará no retrato, na figura ou outros detalhes do desenho. 
  • O Banco Central da Republica da Argentina fez vídeos explicando como verificar se a nota é falsa ou não. Verifique aqui: $1000 , $500 , $200 , $100 , $50, $20 

Tenha um cartão internacional

Por mais que você tenha certeza de que não usará o cartão, tenha a garantia de ter um. Imprevisto sempre podem acontecer e você deve ter outros meios de se prevenir e se virar, até porque você está em outro país, correto?! Em caso de roubo, perda ou qualquer outra coisa, você terá pelo menos o cartão para conseguir se virar no país. Estude agências com menores taxas e preços de câmbio e faça o seu cartão antes de viajar para o país.

O que eu faço se sobrar pesos?

Não aconselhamos que você converta a moeda novamente, pois o processo é bastante burocrático e o valor retornado pode acabar não sendo muito em conta. Com isso em mente, ao perceber que sobra dinheiro e que você está prestes a ir embora, faça algumas comprinhas.

Comentários