Bolsa de intercâmbio: Descubra como estudar no exterior

Concorrer a uma bolsa de intercâmbio pode ser uma ótima maneira de realizar seu sonho de estudar fora. Diversas escolas técnicas oferecem aos melhores estudantes a chance de fazer um intercâmbio. Por exemplo a ETEC que oferece aos melhores alunos, com maiores notas e menor número de faltas um intercâmbio de cerca de 30 dias.

Como conseguir uma bolsa de estudo?

Você deve saber que para conseguir uma bolsa de estudo é necessário muito esforço e dedicação, pois não é fácil. Você deverá pedir muitas vezes nos locais que disponibilizam esse benefício.Tenha em mente que você irá receber muitos não e isso não pode te abalar. Alguns lugares que oferecem bolsa de intercâmbio

Santander Universidades

O Santander gosta muito de investir em seus colaboradores. Por isso é possível você conseguir bolsas de estudo até para uma faculdade fora. Porém não é fácil conseguir a bolsa, você deverá se esforçar bastante e mostrar o seu potencial. 

Para participar o interessado deverá ser aluno de uma das universidades participantes do Programa.

Centro Paula Souza – ETEC

O Centro Paula Souza que é o responsável pelas as ETECs também oferece aos seus melhores alunos a chance de estudar fora do país. Para isso o aluno deverá ter uma excelente nota e frequência na escola. Será necessário ter bastante presença e vontade de fazer o intercâmbio, o aluno precisará pedir para participar do programa.

Se você é um aluno da ETEC precisará ir na secretaria da sua escola e pedir informações sobre como conseguir o beneficio. Você será orientado da maneira correta do que terá que fazer.

Bolsa de Estudos

Fundação Estudar

A Fundação Estudar é uma ONG que investe na educação de jovens brasileiros. Por ele também é possível conseguir uma bolsa de estudos. Para participar você deverá se inscrever no site clicando no link. Você primeiramente fará uma pré inscrição, depois receberá um e-mail com mais detalhes.

Para conseguir a bolsa, você deverá ter está em processo de aceitação, matriculado ou cursando o ensino superior dentro dessas condições graduação completa no Brasil, intercâmbio acadêmico de graduação ou duplo diploma no exterior, graduação completa no exterior, pós graduação no exterior. Você deverá ter idade até 34 anos e estar matriculado ou em processo de aceitação pela a universidade que deseja estudar. O jovem deverá ter uma vida acadêmica excelente para participar do projeto.

Se esforce

Existem escolas que oferecem aos seus estudantes mais promissores bolsas de intercâmbio. Você deverá ralar muito para consegui-las, pois é um investimento caro. É importante que você aprimore a língua que deseja estudar com bastante vigor, para que dessa forma vejam seu potencial. 

Invista na carta de motivação

Ao querer participar de uma bolsa de intercâmbio, você terá que fazer uma carta de motivação. Essa carta será lida pelo avaliador que verá se você merece a bolsa ou não. Nela mostre que não existe pessoa melhor no mundo para essa bolsa. Evite mentiras, exageros e nem desespero, porém você deve mostrar um jovem brilhante. Escreva a carta respondendo a seguinte pergunta “Porque você merece essa bolsa e não outro jovem?” Não diminua ninguém e faça várias cartas, distribua a amigos e pergunte se eles escolheriam você.

Não espere o sonho cair em seus pés

Você deve ter um inglês ao menos intermediário, não tente um intercâmbio se o seu inglês ainda não chega nem se básico. Porém não desista de procurar um intercâmbio pois acha seu inglês fraco. Sem esforços sem reconhecimento certo? Ninguém chegará te oferecendo um intercâmbio de graça sem você se esforçar. Inscreva-se no maior número de oportunidades que você puder e tente todas ferozmente. Não será algo fácil, porém é possível e se conseguir, será extremamente recompensador.

Lembre-se de economizar dinheiro, por mais que você ganhe uma bolsa, é importante que você tenha dinheiro para se virar no país. Não ache que a bolsa irá arcar com todas as suas despesas, seria muito infeliz você conseguir uma bolsa e não ter dinheiro para faze-la. Esforce-se e boa sorte!

Comentários