Bolsa de estudos no exterior: Veja como conseguir

Está buscando o seu aperfeiçoamento profissional, entretanto deseja fazer isso fora de seu país? Já pensou ganhar uma bolsa de estudos internacional? Bom, quem nunca pensou não é mesmo?!

Hoje, com a globalização, esse sonho é possível! Entretanto será necessário muito estudo e diversas tentativas para conseguir sua tão sonhada bolsa de estudos. Além disso, será necessário a certeza sobre o curso que deseja estudar.

Após isto, você precisará estudar sobre as instituições possíveis para sua bolsa e uma renda para se virar no país. Pensando nisso, selecionamos algumas instituições de formação superior que podem conceder-te uma bolsa de estudos.

Contudo será necessário ter boas notas e uma boa bagagem curricular com experiências que demonstrem o seu interesse.

As bolsas podem ser tanto quanto integral como parcial, tudo dependerá de seu histórico e profissionalismo.

Como solicitar uma bolsa de estudos?

Primeiramente, você deverá ter definido o curso na qual você deseja cursar. Logo após, escolha uma universidade e envie uma requerimento solicitando uma bolsa de estudos.

Para enviar a solicitação basta pegar o e-mail da instituição e mandar uma carta formal sobre sua situação. Anexe uma carta de apresentação, seus diplomas (incluindo o histórico escolar com as notas) e o toefl.

Caso você seja aceito pela a faculdade, você deverá pedir uma solicitação de bolsa. O processo só poderá ser feito nesta ordem, pois a faculdade precisa primeiro analisar se o perfil do candidato, combina com os requisitos da instituição. Consequentemente, com a sua solicitação, eles verão se haverá condições de bolsa para você.

Para solicitar uma bolsa, será necessário enviar um e-mail a instituição com uma carta de apresentação, seus diplomas com notas e o toefl.

Alguns aspectos podem te ajudar! Se você já tiver estudado em outro país, ter dentre 20 a 30 anos, e o seu nível de formação podem te ajudar. Lembre-se que quanto mais experiência melhores as chances de conseguir a bolsa.

Universidades Brasileiras

Capes

A Capes é reconhecida pelo seu desempenho fundamental na expansão da pós-graduação Stricto Sensu. A Capes possui um bom investimento da formação de alto nível no país e no exterior. A instituição possuí mais de 10 tipos de bolsas diferentes com níveis de graduação, pós-graduação, doutorado, pós-doutorado e etc.

A Capes possui formação em mais de 50 cursos onde você poderá consultar aqui. Além disso todos os cursos são reconhecidos pelo MEC.

Ciência sem fronteiras

O Ciência sem fronteiras é uma ótima opção para estudantes da área da ciências que desejam uma bolsa de estudo. Tendo como foco a expansão e internacionalização da ciência e tecnologia brasileira o ciência sem fronteiras oferece bolsas internacionais e nacionais.

Desta maneira estudantes de graduação e pós-graduação podem aprender e adquirir melhores conhecimentos em sua área. Além disso o programa conta com o reconhecimento do MEC.

Para saber como se inscrever acesse aqui.

Fapesp

A Fapesp oferece bolsas tanto quanto nacionais quanto para o exterior. Reconhecida pelo MEC a faculdade possui cursos de treinamento, técnico, iniciação cientifica, mestrado, doutorado, doutorado direto e pós-doutorado.

Entretanto, para o exterior, as únicas opções disponíveis são de estágio em pesquisa no exterior e de pesquisa no exterior.

Para saber mais acesse aqui.

Santander

O Santander também pode te ajudar a encontrar a sua tão esperada bolsa. Com foco em estudantes de graduação e pós-graduação ela possui bolsas para diversos países. As bolsas podem ser direcionadas para países como China, Espanha, Estados Unidos, Portugal e Reino Unido.

Além disso, a instituição acompanha o jovem durante toda a sua jornada, ajudando-o financeiramente e com vagas de empregos.

Outras maneiras de conseguir Bolsas de Estudo

Além disso, há maneiras de conseguir bolsas em faculdades em outro países. Porém, esta prática é um pouco mais complicada, pois você disputará com pessoas do mundo todo.

Os países com disponibilidade de bolsas para estudantes de fora são:

Lembre-se que os sites sem área cadastro será necessário pegar o e-mail da central responsável pelo programa e enviar o e-mail com os dados fornecidos no começo do artigo.

As demais é apenas se inscrever no programa na área dos links anexados, e esperar uma resposta. Além disso existem outras faculdades e instituições que podem oferecer bolsas. As listadas nesses artigos são alguns exemplos, mais comuns e populares de como conseguir uma bolsa.

Comentários