8 Tipos de Intercâmbio Cultural e como realizar seu intercambio passo a passo

Links Patrocinados

Um Intercâmbio Cultural é uma forma de aprender muito procurada nos tempos de hoje. O estudante irá sair de seu país para aprender com outra cultura.

Em outras palavras é uma experiência bastante gratificantes e enriquecedora, onde você terá uma infinidade de opções. Sendo assim considere em estudar uma nova língua, uma nova cultura, morar em um novo local, conhecer novos lugares.

Enfim, é se tornar temporariamente um morador/turista daquele local. Entretanto não é apenas isso, um intercâmbio é uma experiência bastante rica, onde irá afetar na sua cultura, valores, modo de viver, amizades e etc.

Embora pareça ser mil maravilhas, como tudo no mundo, o intercâmbio pode ter seus defeitos e complicações. Por isso é fundamental que você entenda todo o seu conceito e o que você quer antes de adentrar neste universo.

 

8 principais tipos de intercâmbio

Ao estudar sobre seu intercâmbio você vai ver que existem diversos modelos. Nessa fica bastante difícil escolher o que melhor combina com você.

Contudo, ao estudar melhor a sua condição financeira, tempo e desejos você poderá descobrir a melhor opção, sendo assim considere:

 

1. Intercâmbio Cultural Universitário

Sendo o mais comum o Intercâmbio Cultural Universitário é o que você vai para o outro país para fazer uma faculdade.

Nela você deverá pensar no tempo que você vai ficar, o curso que deseja fazer, o país que deseja cursar e a faculdade que vale a pena. Esse processo será muito difícil, pois se você não conseguir uma bolsa de estudos, você deverá competir pela vaga como um morador local.

Para saber mais sobre essa experiência clique aqui.

 

2. Intercâmbio Cultural de língua

Neste caso, muitas vezes você aprende automaticamente, portanto aconselhamos que escolha mais um objetivo. Assim, como muitos intercambistas, você poderá fazer um curso local sobre a língua nativa.

Contudo, na maioria das vezes você irá aprender a língua local só por estar lá e estudando por conta própria. Entretanto fazer um curso de línguas, que muitos optam, podem ajudar a impulsionar esse aprendizado.

Assim você deverá escolher uma escola de línguas e fazer a sua matricula.

Links Patrocinados

 

3. Intercâmbio Cultural Voluntário

Nesse Intercâmbio Cultural será necessário uma maior experiência. Você deverá contribuir com trabalho, ajudando pessoas animais, etc.

Nele você dará os seus esforços para garantir moradia mais barata. Contudo o mesmo será como um trabalho, a onde você dará o que tem e receberá a cultura local.

Para saber mais dessa experiência acesse clicando aqui.

 

4. Intercâmbio Au Pair

Nessa experiência você irá para o país para servir como uma babá para uma família local. Lá você deverá acompanhar os filhos menores de idade da família, ensinando-os e aprendendo.

Essa experiência tem maior foco em mulheres, porém algumas também aceitam homens. Ela é considerada uma das experiências mais ricas de intercâmbio, onde você irá aprender muito sobre a língua com as crianças que tem um vocabulário mais básico.

Você receberá por esse serviço, contudo também terá seus custos pessoais para realizar a experiência. Para saber mais acesse clicando aqui.

 

5. Intercâmbio Cultural High School

Essa experiência é focados para menores que estão na época de escola. Assim ele reservará um período que normalmente é de 3 meses a 1 ano para estudar em outro país.

Desta maneira o jovem terá uma bagagem muito mais completa para o seu ensino médio (high school) e poderá aprender mais.

O jovem deverá ficar sobre a responsabilidade de uma família que é acompanhada por uma agência. Para saber mais sobre essa experiência acesse clicando aqui.

 

6. Intercâmbio Cultural Summer Camp

O Summer Camp ou Intercâmbio Cultural de Verão é como se fosse um momento de férias. Para quem assistiu o filme Camp Rock da Demi Lovato e Jonas Brothers ficará mais fácil de entender.

Jovens do mundo todo se reúnem em um acampamento para realizar suas férias de verão. Contudo, o jovem deverá se comprometer com atividades e estudos que irão desenvolver melhor seu conhecimento.

Assim, além de aprender o jovem passará em um acampamento cheio de diversão e aprendizado. Para saber mais sobre essa experiência acesse clicando aqui.

 

7. Intercâmbio Summer Job

O Summer Job normalmente é utilizado por moradores locais ou pessoas que já estão fazendo intercâmbio no país.

Nele o intercambista irá, em seu período de férias de trabalho, arrumar um emprego temporário para auxiliar nas despesas. Assim ele será contratado por um curto período para realizar atividades e ser pago por isso.

Para saber mais sobre essa experiência clique aqui.

 

8. Intercâmbio Work

Nesta experiência você irá para um país para trabalhar e evoluir profissionalmente. Na maioria dos casos ele é feito como Work and Travel, onde a pessoa irá não só trabalhar como também estudar.

Contudo esse estudo, na maioria das vezes também é para a evolução profissional, e trará ao jovem uma grande bagagem.

 

Os locais mais famosos para Intercâmbio Cultural?

Todos os lugares do mundo possuem a possibilidade de se fazer um intercâmbio. Contudo você deverá escolher o local que mais combine com você, com que você deseja, sua renda e prazo.

Tendo isso em mente, muitos países serão automaticamente eliminados, pela a dificuldade de encontrar uma boa oportunidade. Sendo assim considere os melhores locais e mais procurados para realizar seu intercâmbio:

Foto por Divulgação

Como posso fazer um Intercâmbio Cultural?

Para fazer um Intercâmbio Cultural você irá se deparar com diversos obstáculos, mas não desanime. O Intercâmbio Cultural é uma das experiências mais gratificantes que existem.

Na realidade você terá duas maneiras para fazer o seu intercâmbio, dentre elas estão:

 

Fazer com uma agência de Intercâmbio Cultural

Para quem nunca se quer viajou ou fez um intercâmbio essa modalidade é a mais recomendada. Com uma agência você terá tudo com muito mais facilidade pois eles:

  • Facilitam na hora da documentação necessária.
  • Em muitas casos a acomodação fica resolvida.
  • Você terá um acompanhamento profissional.
  • Você terá apoio para as suas dúvidas com a agência.
  • Eles farão tudo para você sobre a viagem.

Contudo embora mais confortável esse método é bem mais caro, onde você terá que ter uma boa quantia de dinheiro acumulada.

 

Intercâmbio Cultural Independente

Essa opção aconselhamos que só faça quem tem experiência ou muita certeza de tudo que irá precisar. Para fazer o Intercâmbio Cultural independente você deverá que providenciar tudo o que for necessário.

Sendo assim ela acaba sendo mais exaustiva e difícil, contudo muito mais livre e barata.

 

Onde poderei ficar em um Intercâmbio Cultural?

Para fazer o seu Intercâmbio Cultural você deverá ter um local para morar durante o tempo da sua experiência. Esse local deverá estar estabelecido antes de você sair daqui do país, caso contrário será barrado no aeroporto.

Sendo assim você vai ter que considerar os seguintes tipos de moradia que são permitidos:

  • Homestay ou Casa da família que te acolheu.
  • Quarto compartilhado
  • Apartamento alugado ou comprado ou compartilhado.
  • Casa comprada, alugada ou compartilhada.
  • Acampamentos
  • Hostel ou albergue.
  • student housing ou residência estudantil
  • Hotel
  • Campus.

 

Quanto custa um Intercâmbio Cultural?

Essa pergunta é a que mais fazem e ela é quase impossível de se responder. Sendo assim considere que o custo de um Intercâmbio Cultural dependerá única e exclusivamente do que você deseja para a experiência.

Sendo assim considere os seguintes fatores que irão influenciar no valor do seu intercâmbio:

  • Tempo de permanência.
  • Tipo de intercâmbio.
  • Acomodação escolhida.
  • Local escolhido.
  • Época que vai ser feito o Intercâmbio Cultural.
  • Compra de pertences necessário dependendo da localidade.
  • Material escolar ou de trabalho.
  • Valor da moeda do país escolhido.

Enfim serão uma séries de fatores que dependerão de você ou da sua agência para estipular o valor. Contudo, iremos lhe orientar que um Intercâmbio Cultural de 3 meses, vivendo de forma humilde você gastará em torno de R$10 mil.

Esse valor não está incluindo valores pagos antes da viagem com documentação, passagem, e pertences pessoais.

 

Quais os documentos necessários?

Para realizar seu Intercâmbio Cultural você precisará reunir todos os documento que serão necessários. Contudo esses documentos poderão depender pelo local que você irá fazer sua experiência.

Sendo assim será importante que você estude sobre a politica de cada país para saber os documentos. Contudo os documentos mais comuns solicitados são:

Links Patrocinados

 

  • Passaporte;
  • Visto;
  • Carteira de aceitação de escola;
  • Seguro Saúde;
  • Carteira de Vacinação em dia;
  • Extrato Bancário para comprovar sua capacidade de ficar no país;
  • Passagens e cópias;
  • RG atualizado;
  • Comprovação de acomodação;
  • Autorização de viagem (para menores de 18 anos) ou emancipação;

Esses documentos são os que mais são solicitados e na maioria dos locais. Contudo preste bastante atenção, existem diversos documentos específicos por país ou outros requisitos como por exemplo a vacina de Hepatite A, Febre Tifoide, raiva e afins.

Contudo, por exemplo países do MARCOSUL, muitos documentos não são solicitados para transitar pelos países. Esses países da América do Sul facilitam muito mais para fazer um intercâmbio por exemplo na Argentina.

Para saber mais clique aqui.

Comentários